• Matéria: ENEM
  • Autor: nicolianise5944
  • Perguntado 7 anos atrás

revista O Cruzeiro foi uma importante publicação que circulou no país a partir de 1928 e permaneceu até 1975. Era uma revista de variedades que marcou o meio jornalístico por suas inovações relacionadas ao fotojornalismo. A seguir, você encontra um fragmento de uma crônica sobre a cidade de São Paulo, publicada na primeira edição da revista: A CôR DE SãO PAULO Guilherme de Almeida Poetas estrábicos – um olho em Londres, outro em São Paulo – têm cantado esta cidade em toda a gamma do cinzento. Veem cinza neste céo de redoma que guarda a fuligem dos bairros trabalhadores, cinza nesta garôa bohemia, cinza nestes asphaltos e nestas pedras, cinza nestes telhados de ardosia, cinza nestes cerebros tristes. Cinza: côr do tédio, côr do spleen. E concluem: São Paulo é melancólico. A cidade que constróe uma casa de duas em duas horas, a cidade que se estende e se avoluma e sóbe, num record assombroso, a capital da terra rôxa, veste, para os olhos limpos e entendidos que sabem vêr, uma "toilette" que Lanvin ou Vionnet descreveriam assim: "Vestido de esporte em Jersey ‘brique dégradé’, cinco tons..." "Brique" – côr de construcção. Côr dos cubos de terra cosida que se apinham, das telhas acolhedoras que se imbricam, dos vergões que o progresso abre nas glébas uteis, da poeira que erguem na estrada as modernas bandeiras de tractores e caminhões... Côr activa do trabalho, côr alegre de construcção. Côr com que o sol edifica o dia e fabrica a noite. Tijôlo – côr de São Paulo... Guilherme de Almeida, autor do texto, foi um intelectual de múltiplas facetas: poeta, jornalista, advogado, retratou neste texto a São Paulo na qual vivia. Considerando o texto, podemos afirmar que a cidade de São Paulo no fim da década de 1920: a) era uma cidade que possuía marcas significativas do universo rural na sua paisagem. b) foi retratada pelo cinza das edificações, própria da industrialização, e o pelo vermelho-tijolo, cor de uma cidade em construção. c) passava por um lento processo de transformação, expresso por reduzidas modificações espaciais. d) não possuía identidade própria, sendo uma cópia da cidade inglesa de Londres, ícone da industrialização. e) traduzia em sua arquitetura a euforia desenvolvimentista e a alegria da modernidade paulistana.

Respostas

respondido por: maarigibson
0

A cidade retratada no poema de Guilherme de Almeida é uma cidade cinza, mostrando a fuligem que poluía os bairros fabris, além da garoa que cai constantemente sobre a cidade, trazendo um ar de melancolia ao lugar.

A industrialização trouxe transformações na paisagem, que foram abordadas no texto do autor.

A alternativa correta é a B – foi retratada pelo cinza das edificações, própria da industrialização, e o pelo vermelho-tijolo, cor de uma cidade em construção.

Perguntas similares