U.E. Maringá-PR No planeta Terra existem muitas plantas e animais, inclusive os hu- manos, além de numerosos microrganismos, que mantêm relações uns com os outros e com o ambiente em que vivem. Sobre as relações existentes entre os seres vivos, assinale o que for correto. 01. As colônias de corais constituem um exemplo de relação harmônica intra-específica, decorrente da associação de organismos morfofuncionalmente integrados. 02. Insetos sociais como as abelhas, os cupins e as formigas estabelecem relações intra- específicas em sociedades em que há divisão cooperativa do trabalho. 04. As orquídeas e as bromélias existentes nos caules das árvores constituem exemplos de relação desarmônica intra-específica denominada parasitismo ou epifitismo. 08. Os líquens constituem exemplo de relação harmônica interespecífica denominada comensalismo. 16. O herbivorismo e o parasitismo, no nível individual, podem ser considerados rela- ções harmônicas interespecíficas porque contribuem para o equilíbrio das popula- ções dos organismos envolvidos. 32. Coelhos comem vegetais e servem de alimentos para corujas e cobras. Nesta cadeia alimentar, verificam-se relações desarmônicas interespecíficas de competição entre corujas e cobras e de predatismo dos coelhos. Dê como resposta a soma das alternativas corretas.
Respostas
01. Verdadeiro. O corais são vistos como colônias, efetivando a relação harmônica que é intra-específica, e que permite o desenvolvimento e também a sobrevivência natural das espécies.
02.Verdadeiro. geralmente, esses insetos são vistos como seres sociais porque eles compartilham o mesmo habitat.
04. Falso. A relação ecológica das bromélias bem como das orquídeas tende a compreender a proto cooperação, tendo em vista que há vantagem para um e o outro assume uma postura neutra.
08. Falso. Os líquens costumam fazer um processo de mutualismo, já que eles servem de local para o desenvolvimento de espécies fúngicas.
16. Falso. Parasitismo possui uma relação de desarmonia.
32. Verdadeiro. Eles estão competindo pelos mesmos recursos, e com isso existe uma relação de desarmonia entre as corujas e cobras.
Total: 1+2+32= 35.
Bons estudos!