A Organização das Nações Unidas definiu 1998 como o Ano Internacional dos oceanos. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de preservar o ambiente que garante a vida sobre a Terra (...) A organização física, química e biológica das águas dos mares afeta diretamente a sobrevivência dos seres humanos. Folha de S. Paulo. p 1 – texto adaptado. O valor dos oceanos, como patrimônio da vida, está associado à: 01. alta capacidade de depuração dos mares, o que não permite o acúmulo de poluentes; 02. origem da vida, por oferecerem as condições que possibilitaram reações molecula- res, favorecendo a evolução pré-biótica; 04. garantia da vida na Terra, a eles restrita por um longo período, antes de conquistar a terra firme; 08. produção de oxigênio atmosférico, por abrigarem parcela significativa dos organis- mos autotróficos; 16. disponibilidade de recursos alimentares, por concentrarem grande parte da biomassa no fitoplâncton – base das teias alimentares; 32. manutenção de altas taxas de CO 2 , preservando a temperatura do planeta, o que favorece o equilíbrio dos ecossistemas; 64. imensa concentração de água, a substância que, pelas propriedades únicas de suas moléculas, possibilita a ocorrência dos processos biológicos. Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Respostas
A soma dos itens corretos é igual a 02 + 04 + 08 + 16 + 64.
Olá! Vamos julgar os itens a seguir:
01. alta capacidade de depuração dos mares, o que não permite o acúmulo de poluentes; - Falsa , os mares podem acumular poluição também, a exemplo de derramamentos de esgoto e combustíveis nos mares, que acabam comprometendo toda sua cadeia.
02. origem da vida, por oferecerem as condições que possibilitaram reações molecula- res, favorecendo a evolução pré-biótica; - Verdadeira, foi a partir do mar que as primeiras moléculas orgânicas surgiram.
04. garantia da vida na Terra, a eles restrita por um longo período, antes de conquistar a terra firme; - Verdadeira também, os primeiros seres surgiram na água e possuíam uma dependência muito grande dela, assim como nós possuimos até hoje.
08. produção de oxigênio atmosférico, por abrigarem parcela significativa dos organismos autotróficos; - Verdadeira, os mares com seus seres autótrofos são o verdadeiro "pulmão" do mundo.
16. disponibilidade de recursos alimentares, por concentrarem grande parte da biomassa no fitoplâncton – base das teias alimentares; - Verdadeira, fitoplâncton é a base produtora da maioria das cadeias alimentares aquáticas, das quais saem diversos seres utilizados em nossa alimentação.
32. manutenção de altas taxas de CO 2 , preservando a temperatura do planeta, o que favorece o equilíbrio dos ecossistemas; - Falsa, os mares mais consomem CO2 do que o liberam.
64. imensa concentração de água, a substância que, pelas propriedades únicas de suas moléculas, possibilita a ocorrência dos processos biológicos. - Verdadeira, assim como já foi explicado acima nas outras alternativas.