Respostas
Ta = 30 N e Tb = 30 N, ou seja, Ta = Tb => Ta - Tb = 0. Logo o sistema se encontra em equilíbrio.
Explicação:
Na física, a tração é a força aplicada sobre um corpo numa direção perpendicular à sua superfície de corte e num sentido tal que, possivelmente, provoque a sua ruptura.
Uma peça estará sendo tracionada quando a força axial aplicada estiver atuando com o sentido dirigido para o seu exterior. A tração faz com que a peça se alongue no sentido da força e fique mais fina, com menor seção transversal, pois teoricamente, seu volume deve manter-se constante.
Um exemplo simples de corpo submetido aos esforço de tração é o do cabo dos elevadores, tracionado pelo peso do elevador e de seus ocupantes e pelo motor e aparatos que o puxam ou o mantêm estático em determinada posição.
Se os corpos a e b, estão sujeitos a mesma corda ou fio e possuem a mesma massa igual a 3 kg, a tração T entre os corpos será 0. Pois podemos supor que o sistema está em equilíbrio estático, logo:
Ta - Pa = 0
Tb - Pb = 0
Podemos fazer por duas formas:
Primeira, analisar individualmente:
Ta - m.g = 0
Ta - 3.10 = 0
Ta = 30 N.
Tb - m.g = 0
Tb - 3.10 = 0
Tb = 30 N.
Logo,
Ta = Tb.
Segunda, juntar tudo depois calcular:
Ta - m.g = 0 (1)
Tb - m.g = 0 (2)
Isolando a massa da segunda equação:
m = Tb/g (3).
Substituindo (3) em (1):
Ta - (Tb/g)g = 0
Ta = Tb.
Ou seja, Ta - Tb = 0. Logo o sistema se encontra em equilíbrio.
Nota: como a tarefa não especificou muito os detalhes do sistema dos corpos a e b, estou analisando o sistema que se encontra em um sistema vertical, analisando apenas as componentes verticais, as horizontais são desprezadas por serem nulas nesse sistema.