A década de 30 foi marcada por estudiosos americanos em busca da compreensão da psicologia do trabalho com foco na adaptação do trabalhador ao ambiente laboral. O foco estava centrado no entendimento das características exigidas para o desenvolvimento de tarefas por meio de testes psicológicos. Utilizou-se testes de personalidade do trabalhador e do gerente, estudos sobre a motivação e fatores de incentivos ao trabalho, aspectos voltados a liderança, as comunicações e as relações interorganizacionais.
Está correto afirmar, a partir desta abordagem, o surgimento de estudos focaram temas como:
I. As relações humanas como foco para compreender como a produtividade sofre interferência do convívio humano no ambiente de trabalho.
II. A produtividade associada ao racionalismo humano, pois as teorias perceberam que não o individuo no ambiente de trabalho utiliza somente a lógica e as emoções não interferem.
III. Tais estudos focam o homem tecnológico e moderno, pois estes são fatores que influenciam as organizações e a forma de atuação no ambiente de trabalho.
IV. Havia uma preocupação profunda com as teorias comportamentais, pois tal estudo observava a influência na produtividade das organizações.
É correto o que se afirma apenas em:
I e III.
II e III.
II e IV.
I e II.
I e IV.
Respostas
respondido por:
6
As afirmativas I e IV estão corretas.
Os estudos envolvendo a psicologia do trabalho envolviam os fatores que alteravam o comportamento do homem em relação a produtividade, e os fatores como as emoções, e o clima organizacional passaram a serem mais relevantes.
As emoções interferem muito no trabalho das pessoas, por mais racionais que elas sejam, durante esses estudos foram utilizados testes e personalidade e estudos sobre motivação também buscando entender a produtividade.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás