1. Analise as sentenças abaixo: I. “Não sendo possível deixar de reconhecer a existência da diversidade, posto que as diferenças são muitas, também temos que admitir que conhecer toda a diversidade humana é impossível. No entanto, quanto mais conhecermos da diversidade (na medida do possível), mais conheceremos sobre a humanidade e suas formas múltiplas de manifestação”. II. “O relativismo cultural trata-se de um ganho intelectual quando nos permite perceber a igualdades e as relações. A complexidade das análises aumenta, uma vez que tendemos a não usar termos genéricos para descrever sistemas de justiça, organizações políticas ou sistemas de crenças religiosas”. III. “Como o principal conceito da antropologia é a cultura, os gestos, rituais, valores, crenças, festas etc. As sociedades fazem parte das análises antropológicas, o que contribuiu muito com outras áreas do conhecimento”. IV. “O etnocentrismo tem que sempre ser levado em consideração pelo antropólogo, ou pelos cientistas sociais em geral, como um sinal de alerta. Deve-se sempre ter em mente a questão: “Não estaria eu julgando esta outra cultura a partir de meus próprios padrões culturais?” Deixar de lado esse julgamento ajuda, muitas vezes, na compreensão do outro”. V. “O etnocentrismo aparece sempre que entramos em contato com o caleidoscópio e é movido ao igualitarismo, provocado pelo fato de que os povos seguem condutas diversas nos campos da moral, da religião, da arte etc”. Estão INCORRETAS as sentenças: III e IV I e II I e III IV e V II e V
Respostas
I. “Não sendo possível deixar de reconhecer a existência da diversidade, posto que as diferenças são muitas, também temos que admitir que conhecer toda a diversidade humana é impossível. No entanto, quanto mais conhecermos da diversidade (na medida do possível), mais conheceremos sobre a humanidade e suas formas múltiplas de manifestação”. Verdadeiro. O ser humano é um ser múltiplo e complexo que forma a sua personalidade através da cultura onde é inserido.
II. “O relativismo cultural trata-se de um ganho intelectual quando nos permite perceber a igualdades e as relações. A complexidade das análises aumenta, uma vez que tendemos a não usar termos genéricos para descrever sistemas de justiça, organizações políticas ou sistemas de crenças religiosas”. Falsa. Pode-se perceber que as relações nunca serão iguais e sendo assim, é possível também afirmar que o mundo é desigual em suas diferentes perspectivas.
III. “Como o principal conceito da antropologia é a cultura, os gestos, rituais, valores, crenças, festas etc. As sociedades fazem parte das análises antropológicas, o que contribuiu muito com outras áreas do conhecimento”. Verdadeira. A cultura, juntamente com outros conceitos evolutivos, físicos, materiais e culturais contribuiu para a construção do conhecimento mais profundo sobre o homem.
IV. “O etnocentrismo tem que sempre ser levado em consideração pelo antropólogo, ou pelos cientistas sociais em geral, como um sinal de alerta. Deve-se sempre ter em mente a questão: “Não estaria eu julgando esta outra cultura a partir de meus próprios padrões culturais?” Deixar de lado esse julgamento ajuda, muitas vezes, na compreensão do outro”. Verdadeira. Como o etnocentrismo tende a colocar o homem no centro de si mesmo, muitas vezes, ele poderá influenciar o pensamento, sendo assim, é de suma importância ser o mais neutro possível em uma análise.
V. “O etnocentrismo aparece sempre que entramos em contato com o caleidoscópio e é movido ao igualitarismo, provocado pelo fato de que os povos seguem condutas diversas nos campos da moral, da religião, da arte etc”. Falso. O etnocentrismo pode ser confundido até mesmo com egocentrismo.