(Fuvest-SP) Desde o final da década de 1970, no Brasil, os movimentos sociais urbanos têm reivindicado o chamado Direito à Cidade, em que a moradia é elemento fundamental. Acerca desse tema, considere os gráficos, seus conhecimentos e as seguintes afirmações: I. A Região Sudeste responde por mais da metade do PIB nacional, sendo, porém, a região com maior déficit habitacional. Consequentemente, forte concentração de capital não significa acesso à moradia. II. A Região Nordeste tem o segundo maior déficit habitacional e a terceira maior participação no PIB nacional. Isso significa que a histórica desigualdade social nessa região foi superada. III. A Região Norte tem o segundo menor déficit habitacional e a menor participação no PIB nacional. Isso significa que o déficit habitacional é um problema desvinculado da produção/ distribuição de riqueza Está correto o que se afirma em:. a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.
Respostas
Resposta:
está correto apenas a I e a III, alternativa "c".
Letra A.
I. A Região Sudeste responde por mais da metade do PIB nacional, sendo, porém, a região com maior déficit habitacional. Consequentemente, forte concentração de capital não significa acesso à moradia.
CERTO. É verdade que a concentração de capital é vista nas cidades que possuem forte presença das atividades comercial e industrial. No entanto, isso não proporciona desenvolvimento social e acesso facilitado à moradia para as pessoas mais necessitadas.
II. A Região Nordeste tem o segundo maior déficit habitacional e a terceira maior participação no PIB nacional. Isso significa que a histórica desigualdade social nessa região foi superada.
ERRADO. Na verdade, a Região Nordeste do país possui grandes índices de desigualdade social, sobretudo nas cidades que compõem o Polígono das Secas (que passam por crises hídricas de forma constante).
III. A Região Norte tem o segundo menor déficit habitacional e a menor participação no PIB nacional. Isso significa que o déficit habitacional é um problema desvinculado da produção/ distribuição de riqueza.
ERRADO. Na realidade, o déficit habitacional tem total ligação com a produção e distribuição de riquezas. Isso ocorre porque muitas famílias não ganham o suficiente para investir em imóveis residenciais (ter a casa própria).
Sonhe, mas trabalhe duro!