O texto a seguir foi escrito pelo historiador francês Jacques Le Goff no intuito de responder à seguinte questão: "De onde vem a expressão ‘Idade Média’?". Leia-o. [A] ideia surgiu no decorrer da própria Idade Média, principalmente perto [de seu fim], primeiro entre estudiosos e artistas que sentem que os séculos transcorridos antes deles — que para nós são o coração da Idade Média — foram um intermédio, uma transição, e também um período obscuro, um tempo de declínio, em relação à Antiguidade, da qual eles têm uma imagem idealizada. Eles sentem saudades dessa civilização antiga, mais refinada (segundo eles). São principalmente os poetas italianos, chamados de "humanistas", que tiveram esse sentimento, por volta do final do século XV e começo do século XVI. Eles achavam que os seres humanos tinham mais qualidades do que as que lhes eram atribuídas pela fé cristã medieval, que insistia no peso dos pecados do homem diante de Deus. Existe uma segunda razão. O século XVIII [...] — o século das Luzes (...) — conheceu uma onda de desprezo pelos homens e pela civilização da Idade Média. A imagem dominante era a de um período de obscurantismo, no qual a fé em Deus esmagava a razão dos homens. Os humanistas e os iluministas, filósofos do século das Luzes, não compreendiam a beleza e a grandeza daqueles séculos. Resumindo, a Idade "Média" é aquela que se estende entre dois períodos que são tidos como superiores: a Antiguidade e os Tempos Modernos, que começam com o Renascimento — uma palavra também muito particular, a Antiguidade renasce, a partir dos sé culos XV e XVI, como se a Idade Média fosse um parêntese! (LE GOFF, Jacques. A Idade M édia explicada aos meus filhos. Tradução Hortencia Lencastre. Rio de Janeiro: Agir. 2007. p. 16-7.) a) De acordo com Le Goff, quando surgiu a expressão "Idade Média"? b) Qual era a crítica dos filósofos humanistas à fé cristã medieval? c) O que os filósofos iluministas pensavam sobre o período medieval?
Respostas
respondido por:
18
a. A expressão surgiu ainda durante a ocorrência da Idade Média, mais especificamente, durante o seu declínio.
b. Filósofos humanistas criticavam o grande teocentrismo presente na Idade Média, onde os homens viam o mundo de uma forma distante da ciência e do humanismo, apenas atribuindo valor ao que era formulado pela fé cristã medieval.
c. Os filósofos iluministas apresentaram o período medieval como uma época de trevas, porque este representou um verdadeiro retrocesso, quando observa-se os grandes avanços realizados na Antiguidade Clássica, por exemplo.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás