(UEM-PR) Leia o texto a seguir. O que é História? E quem garante que a História É a carroça abandonada Numa beira da estrada Ou numa estação inglória A História é um carro alegre Cheio de um povo contente Que atropela indiferente Todo aquele que a negue É um trem riscando trilhos Abrindo novos espaços Acenando muitos braços Balançando nossos filhos. (Carción p o r Ia unidad de Latino América. Pabk> Milanes e Chico Buarque) Baseado no fragmento e na ação dos sujeitos históricos, analise. I) Os autores remetem a uma reflexão sobre o papel e a função da História na sociedade. II) A História é feita pelos sujeitos históricos, que são indivíduos, grupos ou classes sociais participantes dos acontecimentos históricos de repercussão coletiva e/ou imersos em situações cotidianas na luta por transformações ou permanências. III) Os autores, no fragmento, passam a ideia de uma História pronta e acabada, inerte à realidade. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): a) I, II, III c) II, III b) I, II d) III
Respostas
Estao corretas as alternativas I, II.
Vejamos a analise das alternativas:
I) Os autores remetem a uma reflexão sobre o papel e a função da História na sociedade.
Alternativa correta: o texto do enunciado remete a um sentido metaforico da Historia, fazendo com que nos ao lermos pensemos no objetivo da mesma.
II) A História é feita pelos sujeitos históricos, que são indivíduos, grupos ou classes sociais participantes dos acontecimentos históricos de repercussão coletiva e/ou imersos em situações cotidianas na luta por transformações ou permanências.
Alternativa correta: A historia e feita sobre sujeitos que estao na midia, e estao participando de acontecimentos importantes como os politicos, os intelectuais e os lideres de uma forma geral. Mas tambem a historia e feita por pessoas comuns que estao participando de situacoes cotidianas como uma manifestacao ou uma eleicao.
III) Os autores, no fragmento, passam a ideia de uma História pronta e acabada, inerte à realidade.
Alternativa incorreta: no fragmento se passa a imagem de uma historia mutavel, que esta em constante mudanca, e e feita por aqueles que participam da sociedade.