[...] Quando portugueses e outros europeus começaram, no século XV, a descer a costa africana, não predominava neles a impressão de que entravam em contato com povos primitivos e atrasados. Estranhavam os costumes dos negros, mas não os olhavam com desprezo. Lastimavam que desconhecessem a verdadeira fé, mas só se consideravam superiores por serem cristãos. Um visitante holandês do século XVII não escondeu sua admiração por Benin, uma cidade enorme, cortada por uma longa avenida, que lhe parecia mais larga do que a principal rua de Amsterdã. Bem antes dele, os portugueses espantaram-se com o tamanho da [cidade iorubá de] Ijebu-Ode e, mais ainda, com a sua muralha, que em alguns pontos alcançava os sete metros de altura e tinha quase 130 quilômetros de comprimento. Vasco da Gama, ao chegar à costa oriental da Africa, encontrou portos cheios de navios e de comerciantes de todas as partes do oceano Índico, bem como cidades com casas parecidíssimas com as dos Algarves, em Portugal: com terraços, de pedra e cal, e pintadas inteiramente de branco. Para muitos marinheiros ingleses, já no século XVIII, as habitações de barro socado e cobertura de palha que se encontravam em Serra Leoa não eram piores do que as que conheciam nas áreas rurais de sua terra. Ao chegarem à Africa, os portugueses logo reconheceram, por exemplo, a excelência do ferro que ali se produzia. Tanto que o adquiriam para revendê-lo na índia. Desde pelo menos 600 a.C., a Africa conhecia a metalurgia do ferro. Os nativos adotavam uma técnica de pré-aquecimento dos fornos (que só seria desenvolvida na Europa no século XIX), que lhes permitia obter um ferro, e também um aço, de alta qualidade, comparável, e até superior, em alguns casos, ao que saía das usinas europeias. [...] a) De acordo com o texto, em que sentido os europeus se consideravam superiores aos africanos? b) Quais aspectos urbanísticos mais chamaram a atenção dos europeus que visitaram a Africa entre os séculos XV e XVIII? c) Que trecho do texto aponta que os portugueses reconheciam a qualidade da metalurgia africana?
Respostas
respondido por:
11
a. Nota-se que os europeus se viam como indivíduos superiores aos africanos porque eram os povos que realizavam as grandes navegações, bem como eram conhecedores dos processos metalúrgicos e apresentavam áreas rurais inclusive, mais desenvolvidas.
b. Os europeus apresentaram espanto diante de uma determinada organização social e produtiva existente em território africano.
c. No seguinte trecho: "os portugueses logo reconheceram, por exemplo, a excelência do ferro que ali se produzia".
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás