Sobre o ciclo menstrual feminino, descreva as seguintes fases:
(a) fase proliferativa
(b) fase secretoria
(c) fase menstrual
Respostas
Resposta:
A fase proliferativa: depois da menstruação, o tecido uterino se reconstrói.
A fase secretora: o tecido uterino produz substâncias químicas que vão ou ajudar a dar suporte para uma gravidez inicial ou preparar o tecido para se decompor e descamar se a gravidez não ocorrer.
O ciclo menstrual é mais do que apenas a menstruação. Na verdade, a menstruação é somente a primeira fase do ciclo menstrual. O ciclo menstrual é composto de dois ciclos que interagem e se contrapõem – um que acontece nos ovários e outro que acontece no útero. O cérebro, ovários e o útero trabalham juntos e se comunicam através dos hormônios (sinais químicos enviados através do sangue de uma parte do corpo para outra) para manter o ciclo acontecendo. Um ciclo menstrual começa com o primeiro dia da menstruação e acaba com o começo da próxima. Um ciclo menstrual completo dura entre 24 e 38 dias (1), mas a duração pode variar de ciclo para ciclo, e também pode mudar ao longo dos anos.
Explicação:
Útero: Fase Proliferativa
Quando: Do fim da menstruação até a ovulação O que: O útero constrói um tecido interno mais espesso
Enquanto os ovários estão trabalhando em desenvolver os folículos que contêm os óvulos, o útero está respondendo ao estrogênio produzido pelos folículos, reconstruindo o tecido que foi descamado durante a última menstruação. Isso é chamado de fase proliferativa porque o endométrio (tecido do útero) se torna mais grosso, mais espesso. O endométrio é mais fino durante a menstruação, e engrossa através dessa fase até a ovulação ocorrer (9). O útero faz isso para criar um lugar onde um óvulo potencialmente fecundado pode se implantar e crescer (10).
Útero: Fase secretora
Quando: Da ovulação até o começo da próxima menstruação. O que: O tecido do útero libera ou secreta substâncias químicas que vão ou ajudar uma gravidez inicial a se fixar se um óvulo foi fecundado, ou ajudar a desfazer o tecido se o óvulo não foi fecundado.
Durante essa fase, o endométrio se prepara ou para ajudar na gravidez ou para se desfazer para a menstruação. Altos níveis de progesterona fazem com que o endométrio pare de se espessar e comece a se preparar para uma potencial fixação do óvulo fecundado. A fase secretora tem esse nome porque o endométrio está secretando (produzindo e liberando) muitos tipos de mensageiros químicos. Os mais notável desses mensageiros são as prostaglandinas que são secretadas pelas células endometriais e causam mudanças em outras células próximas.
Duas prostaglandinas em particular chamadas PGF2α e PGE2 fazem com que o músculo uterino se contraia (produzindo cólica). A quantidade dessas prostaglandinas aumentam durante a segunda metade do ciclo e alcançam seu pico durante a menstruação (16,17). As cólicas menstruais causadas por essa prostaglandina ajuda a iniciar a menstruação. Se uma gravidez ocorre, a produção de prostaglandina é inibida (18) então essas contrações não impactam em uma gravidez inicial.
Se a gravidez não ocorre, o corpo lúteo deixa de produzir estrogênio e progesterona. A baixa nos hormônios, junto com os efeitos da prostaglandina fazem com que os vasos sanguíneos se contraiam e o tecido do endométrio se desfaça (10).
O ciclo menstrual refere-se ao período entre o primeiro dia da menstruação e o primeiro da menstruação seguinte.
Durante o período do ciclo menstrual, o corpo passa por mudanças que o preparam para uma possível gravidez.
A primeira menstruação é chamada de menarca e nos dois ou três primeiros anos é normal que os ciclos sejam um pouco irregulares. Com o tempo, tornam-se mais regulares e tendem a estabilizar até chegar aos 40-45 anos.
A partir desta idade, os ciclos tornam-se novamente irregulares até a fase da menopausa, quando a mulher deixa de menstruar.