Desejando medir a altura H de um prédio, um estudante fixou verticalmente no solo uma estaca de 5,0 m de comprimento. Em certa hora do dia, ele percebeu que o prédio projetava no solo uma sombra de 30 m de comprimento, enquanto a estaca projetava uma sombra de 3,0 m de comprimento. Considerando os raios solares paralelos, que valor o estudante encontrou para H? *
Respostas
Resposta:
H = 50 m
Explicação:
matematicamente as medidas são diretamente proporcionais, como a sombra do prédio é 10 vezes maior q a sombra da estaca, isso quer dizer que a altura H do prédio é 10 vezes maior q a da estaca
30/3 = H/5
10 x 5 = H
H = 50m
O aluno encontrou um valor de H = 50 metros para altura do prédio.
O enunciado levanta a temática de Razão e Proporção. A proporcionalidade entre variáveis entre as variáveis altura e sombra pode ser dada através de uma fração.
A razão e proporção entre variáveis está diretamente ligada a fração, uma vez que, a razão entre os números X e Y equivale ao quociente X : Y. Essa proporcionalidade permite uma relação de equivalência entre dois valores.
Sabendo que a altura da haste e sua sombra seguem a mesma proporção. Portanto, é ideal relacionar a altura e a sombra do prédio com a altura e a sombra da haste criando assim a proporcionalidade. Logo, a altura aproximada do prédio é dada pela seguinte fórmula:
Usando a regra de multiplicação dos meios pelos extremos, temos que:
H . 3 = 5 . 30
3H = 150
H = 150/3
H = 50 metros
Portanto, o aluno encontrou um valor de H = 50 metros para altura do prédio.
Para mais informações, acesse:
Razão e Proporção: brainly.com.br/tarefa/114948