Heitor comprou um bloco de anotações com 96 folhas numeradas, em ordem crescente, de 1 a 192. Sempre que ele precisava fazer anotações, destacava uma folha qualquer e a utilizava. Ao perceber que já havia utilizado 94 folhas do seu bloco, ele, por gostar de matemática, decidiu somar os números das páginas restantes. Dessa forma, qual um possível resultado para o valor encontrado por Heitor?
Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Vamos supor assim: Nas 96 folhas enumeradas de 1 a 192, a frente da folha sempre será ímpar! e sempre o verso será um número par! Se Heitor (que não pensa nas árvores e fica destacando folhas) rasgou 94 folhas então sobraram 4 páginas ! Se não, vejamos o que significa página, segundo o Tio Google: "O termo “página” corresponde a cada face do papel capaz de receber impressão. Podemos dizer que cada lado de uma folha tem uma página, ou seja, duas páginas por folha (frente e verso). ... Cada folha do material possui duas páginas, mesmo que estas não tenham sido impressas" Portanto: 94.2=188 páginas
192-188=4.
ACHO QUE É ISSO.
Resposta: 190
Explicação passo-a-passo:
Heitor arrancou 94 folhas aleatórias, restando apenas duas folhas quaisquer.
Em cada folha tem um número par e um número ímpar, somando os quatro números nas duas folhas, temos
par + ímpar + par + ímpar
=> 2n + 2n+1 + 2k + 2k+1 (sendo 2n e 2k os números pares e 2n+1 e 2k+1 os números ímpares quaisquer).
Então, a soma encontrada é 4(n+k) + 2 que pode ser representado na forma 4x + 2. Portanto, qualquer número que pode ser representado na forma 4x +2(x é um número natural diferente de zero) é um possível resultado para o valor encontrado por Heitor.
Vejamos:
190 = 4.47+2