Quando uma barra de cobre e mergulhada em uma solução aquosa de nitrato de prata , ocorre a seguinte reação espontânea de oxirredução cu (s) +2 ag (ag) _ cu (ag) +2 ag (s): qual sera a tensão eletrica , caso a ponte salina seja retirada
Respostas
a) O cátodo ao lado da pilha que sofre redução. Assim, o cátodo da pilha é o eletrodo de prata. Sua polaridade é positiva.
b) O ânodo é o lado da pilha que sofre oxidação. Assim, o cátodo da pilha é o eletrodo de cobre.
c) O fluxo dos elétrons se dá do ânodo para o cátodo. Assim, o fluxo de elétrons é do eletrodo de cobre para o eletrodo de prata.
Explicação:
Diferença de potencial de uma pilha, esse fluxo de elétrons sempre irá correr no sentido do ânodo para o cátodo, isto é, do eletrodo que tem menor potencial de redução para o eletrodo que possui maior potencial de redução. Além disso, foi mostrado o exemplo da pilha de Daniell, que tem a força eletromotriz ou diferença de potencial entre os eletrodos igual a 1,10 V.
Encontramos esse valor diminuindo o potencial-padrão (de redução ou de oxidação) de um eletrodo por outro. No caso dessa pilha, O cátodo ao lado da pilha que sofre redução. Assim, o cátodo da pilha é o eletrodo de prata. Sua polaridade é positiva.
O ânodo é o lado da pilha que sofre oxidação. Assim, o cátodo da pilha é o eletrodo de cobre.