• Matéria: Biologia
  • Autor: nilop31p16x6t
  • Perguntado 7 anos atrás


01. O metilmercúrio é um poluente que surge da organificação do mercúrio que é jogado nos rios, em garimpos de ouro. O homem pode se intoxicar ao ingerir um peixe contaminado por esse poluente. Isso pode acarretar lesões no seu sistema nervoso. Caso surgisse um gene mutante na população humana, capaz de formar uma enzima eficiente na metabolizacão e conseqüente eliminacão do metilmercúrio (como ocorre em certas bactérias), os indivíduos portadores dessa mutação estariam protegidos da intoxicação por esse poluente. Explique como a seleção natural poderia agir sobre a freqüência desse gene mutante nas seguintes situações:

a) população humana, portadora do mutante, vivendo em ambiente não poluído por mercúrio.

b) população humana, portadora do mutante, vivendo em ambiente poluído por mercúrio.

Respostas

respondido por: PedroMalasartes
8

Resposta:

De acordo com os conhecimentos sobre genética atuais, temos que; todas as mutações ocorrem ao acaso, porém a seleção natural atua sobre as características que podem ser benéficas aos indivíduos - as selecionando.

Explicação:

[Resposta da A] Em um ambiente não contaminado os portadores do gene mutante poderiam até continuar a existir. O gene continuaria a existir em alguns, mas nada impede que ele possa a vir ser suplantado por um gene normal.

[Resposta da B] Em um cenário no qual as pessoas realmente teriam que consumir a água contaminada, ocorreria o seguinte: Quem não tivesse o gene mutante morreria por intoxicação! Os sobreviventes iriam, com o tempo, gerar descendentes que também contariam com o gene mutante.

Pelo princípio da hereditariedade os filhos herdam características dos pais. E como só quem tem o gene, sobrevive e pode se reproduzir, veriámos que ao longo da gerações o gene só se mostraria mais presente. Até que toda a população, um dia o portasse.


nilop31p16x6t: acho que você confundiu , não é questão de marcar x ...
PedroMalasartes: Eita, é mesmo. Li desatento, vou reformular!
Perguntas similares