Um objeto movimenta-se de acordo com a equação horária: d=9-t² (SI)
Determinar:
a) Posição Inicial:
b) Velocidade Inicial:
c) Aceleração:
d) Posição do objeto no instante 2s:
e) Equação da velocidade:
f) Velocidade no instante 5s:
preciso saber como fazer esses exercícios
Respostas
a)
b)
c)
d)
e)
f)
Resposta:
a)
b)
c)
d)
e)
f )
Explicação:
Quando a questão der a equação horária e pedir a posição inicial, a velocidade inicial e a aceleração, será necessário somente comparar a fórmula daquele movimento. Perceba que é fornecido uma equação de posição e ainda existe um t², logo é um MRUV (movimento retilíneo uniforme variável) - que de modo simples, é um movimento onde tem aceleração, tal que ela é constante, em contrapartida com o MRU (movimento retilíneo uniforme), em que não existe aceleração e a velocidade é constate - e nele as equações são:
Onde S é a posição, S₀ é a posição, V é a velocidade, V₀ é a velocidade inicial, a é aceleração, t é o tempo, ΔS é o deslocamento.
a) Agora comparando a primeira equação tem-se:
b)
c)
d) Quando um questão pedir a posição naquele instante, será necessário colocar o valor do tempo dado (nesse caso 2 segundos) no lugar de t na equação da posição/espaço, ficando:
e) Para determinar a equação da velocidade - olhe no começo, a fórmula que está no meio das duas, e como já foi calculado V₀ e a pode-se estabelecer a equação da velocidade substituindo os valores:
f) E agora já encontrada a função da velocidade pode-se calcular a velocidade em um tempo pedido (nessa situação é 5 segundos), mas caso não tivesse sido pedido ela, seria necessário descobri-la ou já teria fornecido.
N.A. Em física, química e matemática, principalmente, nunca esqueça a utilização das unidade de medida muitos professores reduzem a nota da questão se não coloca-la ou se colocar a unidade errada, por exemplo, a questão pede a distância centímetros e você dá a resposta em metros.