• Matéria: Biologia
  • Autor: EmanuelBalmeida
  • Perguntado 7 anos atrás

Como saber quando é a favor ou contra o gradiente de concentração?

Respostas

respondido por: ricksanchez99
1

o gradiente de concentraçao se resume a passagem do meio mais concentrado para o menos concentrado

quando passa do + para o -,tem a favor do gradiente(como difusao simples,facilitada)

e quando passa do - para o +,é contra o gradiente de comcentraçao(transporte ativo)

respondido por: LeonamVinicius
0

Depende do tipo de transporte. De maneira básica, vou classificá-los em 2:

a. Difusão

b. Transporte ativo

         A difusão é caracterizado pelo transporte de soluto (a substância que está dissolvida no solvente). Na difusão, não há gasto de energia pela célula, é um processo passivo e o soluto segue o gradiente de concentração. O gradiente de concentração do soluto sempre ocorre do meio hipertônico (mais concentrado em soluto) para o meio hipotônico (menos concentrado em soluto).

                         Colocando de maneira prática e hipotética, se eu pego um copo com água e jogo sal, a concentração do sal (que é o soluto, já que está dissolvido na água) vai aumentando cada vez mais. Se eu colocar uma célula dentro deste copo, o meio externo será hipertônico, visto que a concentração de sal é maior na água do que na célula. Enquanto isso, o meio interno da célula será hipotônico, visto que a concetração de soluto dentro da célula é menor. Seguindo o gradiente de concentração, o sal que está do lado de fora, entra na célula, ou seja, vai do meio hipertônico para o o hipotônico.

                         Esse processo de difusão ocorre naturalmente, a não ser que haja uma força impedindo, que é o que ocorre no transporte ativo.

         O transporte ativo é um processo semelhante, mas ocorre contra o gradiente de concentração, ou seja, o soluto vai do meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para o meio hipertônico (mais concentrado em soluto). Portanto, o soluto vai contra o gradiente de concentração.

                         Entenda o seguinte, esse processo não ocorre naturalmente sem a necessidade. Para que o soluto se desloque contra o gradiente de concentração ele tem que ser ''auxiliado'', ou seja, tem de haver uma força empurrando esse soluto contra o gradiente. Assim, para que haja transporte ativo, a célula em questão deve gastar energia.

                         Um exemplo de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio, onde a célula joga íons sódio para fora e ''puxa'' íons potássio para dentro por meio do gasto de energia, contra o gradiente de concentração dessas substâncias.

Perguntas similares