Respostas
Resposta:
Governo Provisório -1930-1934
Governo Constitucional – 1934-1937
Estado Novo – 1937-1945
Explicação:
Era Vargas foi o período compreendido entre 1930 a 1945, durante o qual Vargas governou o Brasil. Durante este período ele fez várias alterações no país nos campos sociais e econômicos.
A Revolução de 1930, onde foi expulsa a oligarquia cafeeira, deu início a
Era Vargas, dividida em três momentos:
Governo Provisório -1930-1934 , onde Vargas reorganizou a política no país; iniciou a centralização do poder e eliminou os órgãos legislativos no âmbito federal, estadual e municipal. Foram convocadas eleições para a constituinte de 1934.
Governo Constitucional – 1934-1937 , segundo mandato de Vargas os grupos políticos se alteravam entre o fascismo(defendido pela AIB, Ação Integralista Brasileira) e a democracia (defendida pela ANL, Aliança Nacional Libertadora), que era favorável a reforma agrária, contra o imperialismo e a revolução através das lutas de classe.
Em 1935 a ANL tentou dar um golpe em Vargas, mas devido a falta de organização do movimento, a Intentona Comunista, como foi chamada, foi facilmente dominada pelo governo. Mas, com esta tentativa, Getúlio que primava pela centralização no poder declarou estado de sítio tendo perseguido seus oponentes e desarrumado o Movimento Comunista Brasileiro . Frente ao que chamou de "ameaça comunista" conseguiu impedir a eleição de 1937 e continuou no poder, tendo anulado a constituição de 1934.
Estado Novo – 1937-1945, foi um período de ditadura no Brasil, Vargas fechou o congresso nacional e impôs uma nova constituição. O Golpe do Estado Novo foi articulado junto aos militares e teve apoio da maior parte da sociedade.
Vargas, a partir de novembro de 1937, realizou uma série de fatos: censurou os meios de comunicação, perseguiu e prendeu seus inimigos políticos, colocou em vigor medidas econômicas nacionalizantes, e, além de tudo, deu continuidade a sua política trabalhista com a criação da CLT (consolidação das leis do trabalho), um Código Penal foi publicado e foi quem definiu as concepções da Carteira de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo e o descanso semanal remunerado.
No meio Externo houve a participação do Brasil , contra os países do Eixo na 2ª guerra mundial, o que representou uma grande divergência, visto que o Brasil dependia economicamente dos EUA. Com a derrota das nações Nazistas e fascistas , foi o episódio que deu início o crescimento da oposição ao Governo. Vargas teve que anistiar presos políticos e convocar eleições gerais.
Com isto chegava ao fim a Era Vargas, mas Vargas voltaria ao poder em 1951.