Respostas
Resposta:
Explicação:
A confederação do Equador foi um movimento separatista contra a posição centralizadora de D. Pedro I. Iniciou-se em Pernambuco e se alastrou pelo Norte. Recebeu o nome de Confederação do Equador porque as províncias que participavam dela estavam próximas a linha do Equador.
Manoel de Carvalho ( um dos líderes do movimento) enviou convites para que outras províncias do norte se unissem, entre elas estava o Ceará, que recusou o convite tendo apenas algumas de suas vilas aceitado a proposta.Estas vilas foram comandada pelo Padre Mororó.
Contudo no Ceará as coisas ficaram tensas com a deposição do governador Pedro José da Costa Barros, substituído pelo confederado Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, que junto ao Padre Mororó, então secretário do governo provisório, e do capitão-mor do Crato, José Pereira Filgueiras, se transformaram nos líderes da revolução nacionalmente conhecidos. As demais cidades do Ceará não aceitaram tal acontecimento e contra-atacaram. Partiram, pois, os três para o interior para combater as tropas leais ao império. Na ausência deles Fortaleza se declara a favor do Imperador. Enquanto isto os três revoltosos espalharam pelo interior do Ceará a revolução. Ceará foi, depois de Pernambuco o estado que mais tomou partido na rebelião.
Espero ter sido útil. Se você quiser e achar que mereço, marque esta resposta como a melhor resposta, será útil para mim :)