• Matéria: Artes
  • Autor: cristhonycamily
  • Perguntado 7 anos atrás

No ensino de artes, é importante que o aluno, além de contextualizar, experimente o fazer do artista. No Dadaísmo (movimento artístico do início do século XX que tinha como característica o absurdo e o caos), uma das técnicas criadas pelo artista Marcel Duchamp (1887-1968) foi denominada ready-made, amplamente utilizada pelos membros do grupo. Consistia em utilizar objetos já manufaturados e dar a eles um novo sentido, retirando sua identidade e transformando-os, assim, em objetos artísticos. Você, na condição de professor de artes: a) Como mediaria uma aula teórica sobre este conteúdo? b) Que atividade prática você proporia?

Respostas

respondido por: daisaquarema
31

Resposta:

Explicação:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

a) Espera-se que o futuro arte educador possa contextualizar o período e as mudanças do período junto aos alunos com o uso de alguns exemplos de obras/artistas do movimento dadaísta, mostrando imagens de objetos como "A Fonte", disponível aqui, de Marcel Duchamp (1917) ou "Object (Fur Cup)", disponível aqui, de Meret Oppenheim (1936).

b) Posteriormente, para a parte prática, espera-se que o professor solicite aos alunos que produzam – desafiando-lhes - uma obra tridimensional (individual ou em grupo), utilizando objetos de seu cotidiano, os quais podem ter sido solicitados previamente ou não. Pode-se também fotografar a tarefa visando registrar a atividade. Observação: A ordem "teoria seguida de prática" não é sempre necessária. Em alguns casos, mostrar modelos aos alunos antes de uma atividade prática pode inibir a criatividade, induzindo-os à cópia. Deve-se sempre avaliar a singularidade do aluno ou do grupo.

respondido por: MichelliSilva
12

Resposta:

a) Espera-se que o futuro arte educador possa contextualizar o período e as mudanças do período junto aos alunos com o uso de alguns exemplos de obras/artistas do movimento dadaísta, mostrando imagens de objetos como "A Fonte", disponível aqui, de Marcel Duchamp (1917) ou "Object (Fur Cup)", disponível aqui, de Meret Oppenheim (1936).

b) Posteriormente, para a parte prática, espera-se que o professor solicite aos alunos que produzam – desafiando-lhes - uma obra tridimensional (individual ou em grupo), utilizando objetos de seu cotidiano, os quais podem ter sido solicitados previamente ou não. Pode-se também fotografar a tarefa visando registrar a atividade. Observação: A ordem "teoria seguida de prática" não é sempre necessária. Em alguns casos, mostrar modelos aos alunos antes de uma atividade prática pode inibir a criatividade, induzindo-os à cópia. Deve-se sempre avaliar a singularidade do aluno ou do grupo.

Explicação:

:)

Perguntas similares