Nesta imagem acima o observador O' da pra medir o comprimento da régua com o referencial R (o elevador) em movimento da extremidade x1 até a extremidade x2?
se fosse ao contrário o observador O' dentro do elevador (referencial R) seria possível medir a régua com o referencial R com observador dentro em movimento ?
Respostas
Utilizando conceitos de relatividade restrita, temos que a pessoa dentro do elevador mediria o comprimento da regua um pouco menor do que ele é na realidade, por causa do movimento na direção do comprimento.
Explicação:
Na teoria de relatividade restrita de Einstein, quando estamos em movimento, o comprimento de coisas de modifica de acordo com o nosso referencial inercial.
Para o sujeito dentro do referencial R' do elevador que tem velocidade v em relação a R, o comprimento que esta pessoa veria a regua la de dentro seria diferente da seguinte forma:
Onde c é a velocidade da luz.
Assim é facil notar que a pessoa dentro do elevador mediria o comprimento da regua um pouco menor do que ele é na realidade, por causa do movimento na direção do comprimento.