Respostas
Resposta:
Explicação:
Libertarismo, determinismo e dialética são as três concepções de liberdade.
O libertarismo defende a liberdade individual, do livre mercado, ou seja, da supremacia do indivíduo. Esta primeira concepção da Liberdade foi exposta por Aristóteles. A escolha é a base do libertarismo, mas, segundo Aristóteles "Quem escolhe coisas impossíveis passa por tolo."
A dialética, para Platão, é sinônimo de filosofia, o ser humano não é um ser abstrato, mas se faz pelas relações sociais. A dialética é uma dupla de contrários, a relação dele com o mundo é de contradição
O determinismo acredita que tudo é um acaso da natureza, é ateu e naturalista. Não acredita em consciência mas em matéria cerebral.
Liberdade é um estado humano de autonomia, onde o homem pode agir e decidir por si próprio.
O filósofo que pensa sobre a liberdade é Jean-Paul Sartre.
Para esse pensador, o homem está projetado ao mundo e, nele, ele é livre e responsável pelas suas escolhas. Logo, a existência precede a essência.
Para Sartre, o homem, ao se deparar com a liberdade, fica angustiado, pois cabe a ele decidir suas escolhas através das possibilidades de ser no mundo. Assim, a essência humana só existe porque o homem a cria e exerce no mundo de forma prática.
Determinismo é uma concepção que diz que o ser humano é determinado e deve seguir aquilo já está destinado a ele. Segundo eta teoria, não há liberdade.
Já o libertarismo aceita a liberdade como fundamento da vida humana, seja na vida íntima, seja no aspecto político. Ele é o princípio do anarquismo.
Platão afirma que, para se conhecer a verdade, o homem deve fazer o exercício da dialética e tentar chegar à ideia do que existe no mundo terreno. Logo, a dialética é o processo racional que leva o homem à verdade.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/3730460