• Matéria: Filosofia
  • Autor: karenmedeirosmelbill
  • Perguntado 7 anos atrás

se vc soubesse que realidade é uma mentira (tipo um jogo) vc remoldaria seu conceito de certo e errado?

Respostas

respondido por: Mariaeoc
2

Resposta:

Não mudaria, pois eu ainda teria que ter algum conceito de certo e errado, para não ter que criar ou remodelar os conceitos, permaneceria com os mesmos, a não ser que toda a sociedade remodelasse e para um bom convívio eu precisasse mudar também.

Explicação:

respondido por: FreddyCarvalho
0
Sim! O conceito de Moral Objetiva depende exclusivamente de um fator, a existência de Deus, isto é, um parâmetro absoluto que determine o padrão no qual todas as ações e decisões são medidas, se vivo dentro de uma ilusão de que há Deus, quando não há, logo não há nenhum ponto de referência objetivo. Restando apenas o nosso próprio ponto de vista que não é mais valido que o ponto de vista de qualquer outra pessoa, uma Moralidade Subjetiva.

É como uma preferência por sorvete de morango, a preferência está no sujeito, não no objeto, por isso não se aplica a outras pessoas, da mesma forma a moralidade subjetiva só se aplica ao sujeito, não é valida ou obrigatória para qualquer outra pessoa. Assim em um mundo sem Deus não pode haver “...nem mal e nem bem. Nada além de indiferença cega e impiedosa.”(Richard Dawkins - Ateu, Biólogo Evolucionista, Membro Emérito do New College, Oxford)

Agora o oposto de quem vive uma ilusão de que não há Deus, quando há, o argumento se aplica igualmente, conhecido como Argumento Moral para Existência de Deus:

1 - Se Deus não existe, valores morais objetivos não existem.
2 - O mal existe.
3 - Portanto, valores morais objetivos existem.
4 - Portanto Deus existe.

Vai depender da realidade ilusória que você aplicar para definir a validade dessas premissas. Se concluir numa Moralidade Objetiva, haverá uma forma objetiva de se viver a vida, caso contrario se concluir em uma Moralidade Subjetiva, a escolha de modo de vida será meramente uma vaidade.
Perguntas similares