os pronomes relativos substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações. apenas em uma das alternativas a seguir o pronome relativo foi inserido incorretamente: o carro é o mais econômico. referi-me a ele. / o carro a que me referi é o mais econômico. o jardim tem uma jabuticabeira. cuidei do jardim quando criança. / o jardim do qual cuidei quando criança tem uma jabuticabeira. foi maravilhosa a peça teatral. assisti à peça teatral. / a peça teatral a que assisti foi maravilhosa. a internet é indispensável para todos. o ser humano necessita da internet. / a internet, que necessita o ser humano, é indispensável para todos.
Respostas
apenas em uma das alternativas a seguir o pronome relativo foi inserido incorretamente: a internet é indispensável para todos. o ser humano necessita da internet. / a internet, que necessita o ser humano, é indispensável para todos.
O correto e A internet, de que necessita o ser humano, e indispensavel para todos.
Vejamos um pouco sobre a teoria dos pronomes relativos:
Pronome relativo é um pronome que, no período composto, retoma um antecedente, representando-o no início de uma nova oração.
Normalmente vem depois de um adjunto adnominal, o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo, o que pode ser feito através de verbos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva - o antecedente o substitui.