• Matéria: Saúde
  • Autor: jessykabertoldi7642
  • Perguntado 7 anos atrás

A neoplasia é uma massa anormal de tecido cujo crescimento excede aquele dos tecidos normais e não está coordenada com ele, persistindo da mesma maneira excessiva após o término do estímulo que induziu a alteração. De acordo com algumas características morfológicas, é possível diferenciar um tumor maligno de um benigno. Sobre tais características, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

Respostas

respondido por: psychiel
5

Resposta:

Você não deu as alternativas então só vou mandar os 7 aspectos que o maligno se diferencia:

1) perda do controle da proliferação e divisão celular;

2) imortalização celular devido à ativação da enzima telomerase;

3) Presença de alterações nos cromossomos (em forma e número);

4) Perda das propriedades adesivas da membrana plasmática, que permite o reconhecimento célula-célula e a inibição por contato do movimento e crescimento celular;

5) perda de função e da capacidade de diferenciação ou especialização;

6) Capacidade de de invadir o tecido vizinho e criar metástases;

7) capacidade de induzir angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos).

respondido por: pedro24111997
0

 Letra A está correta, apenas a assertiva I é falsa. Os tumores malignos temo como característica a perda de diferenciação celular, e isto ocorre porque tais células perdem o aspecto especializado que possuem e passam a se assemelhar às células embrionárias.

 Eis assertivas:

  • I. Uma célula cancerígena, quando sofre um processo de diferenciação, dizemos que ela se tornou diferente da célula de origem do tecido, assim esta é classificada como maligna.
  • II. A célula tumoral, quando apresenta um crescimento mais lento, dizemos que apresenta uma característica benigna, enquanto que o contrário é uma característica do tumor maligno.
  •  III. Nos tumores, é possível distinguir o parênquima (constituído por células neoplásicas) e o estroma (tecido de sustentação), assim um tumor que tem um crescimento lento faz com que seu estroma seja mais espesso, o que consequentemente não terá invasão local.
  •  IV. A partir do momento que uma célula tem a capacidade de invasão local, esta terá a propensão à metástase para outros tecidos e órgãos, o que é uma característica de um tumor maligno.

 A capacidade de invasão das células cancerígenas é um fator que provoca metástase, e com isso temos uma grave redução nas chances de vida de pacientes com neoplasias, logo a metástase é um desafio no tratamento do câncer que a medicina moderna ainda enfrenta.

Aprenda mais sobre câncer: https://brainly.com.br/tarefa/25704070

Anexos:
Perguntas similares