qundo cai um meteoro no planeta,esse corpo faz uma viagem do espaço Para a terra ,sofre um aquecimento na passagem de um meio para o outro. e se uma esfera metálica quente e em repouso ao esfriar sofre variação de? massa, densidade, comprimento, área, frequência?
Respostas
Sofre variação de todas essas grandezas físicas, devido uma intrínsica relação de temperatura sobre todas essas grandezas, logo, se esta variar todas as outras variam.
Explicação:
Sabemos que, pela relação da quantidade de calor sensível:
É denominado calor sensível, a quantidade de calor que tem como efeito apenas a alteração da temperatura de um corpo.
Este fenômeno é regido pela lei física conhecida como Equação Fundamental da Calorimetria, que diz que a quantidade de calor sensível (Q) é igual ao produto de sua massa, da variação da temperatura e de uma constante de proporcionalidade dependente da natureza de cada corpo denominada calor específico.
Assim:
Q = m.c.Δθ
Onde:
Q = quantidade de calor sensível (cal ou J).
c = calor específico da substância que constitui o corpo (cal/g°C ou J/kg°C).
m = massa do corpo (g ou kg).
Δθ = variação de temperatura (°C).
Logo, temos uma relação de proporcionalidade entre quantidade de calor, temperatura e intrínsicamente a massa que, por sua vez se relaciona com a densidade do corpo, pela relação:
Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura.
ρ = m/V
Já as grandezas comprimento e área para esse sólido podemos usar a dilatação linear e superficial que ambas são diretamente proporcional à temperatura, ou seja:
Dilatação Linear é o aumento de volume que acontece em apenas uma dimensão, no seu comprimento. É um processo exclusivo dos materiais sólidos submetidos a aquecimento térmico.
ΔL = L₀.α.Δθ
Onde,
ΔL = Variação do comprimento
L₀ = Comprimento inicial
α = Coeficiente de dilatação linear
Δθ = Variação de temperatura
Dilatação superficial é o nome dado ao fenômeno em que há um aumento da área de um corpo ocasionado por um aumento de temperatura. Esse tipo de dilatação ocorre em corpos de simetria superficial, como placas, tampos de mesa, tábuas, azulejos etc.
Pela equação:
ΔS = S₀.β.Δθ
ΔS = Variação do área
S₀ = área inicial
β = Coeficiente de dilatação superficial
Δθ = Variação de temperatura
E por fim temos a frequência que interage com a temperatura através da radiação de corpo negro, mas também devido sistema de vibração dos átomos do solido (esfera metálica), mudarem sua frequência devido a sua temperatura variar.