Uma das mais recentes polêmicas científicas diz respeito aos organismos transgênicos, em relação aos quais existem, como sempre, aqueles que os defendem e os que condenam. O que são organismos transgênicos?
Respostas
Resposta:
De forma geral, são organismos que sofreram alteração no seu código genético via tecnologia do RNA/DNA recombinante (a engenharia genética trata disso).
Explicação:
Não confunda organismos transgênicos com organismos geneticamente modificados (OGMs).
OGMs são organismos que sofreram mudança na estrutura ou função do próprio material genético sem, no entanto, ser introduzido DNA de outro organismo em seu genoma.
Assim, diferentemente, os transgênicos tiveram em seu DNA a introdução do DNA de outro ser vivo, mais especificamente de outra espécie.
A conclusão é que todo transgênico é um OGM, mas nem todo OGM é um transgênico.
Aqui no Brasil, faz-se sementes transgênicas com o intuito de aumentar a produção. Eles modificam o genoma da planta, através da inserção de um gene de outra espécie, a fim de que a planta apresente resistência às pragas. É um processo meio complexo, mas basicamente é isso. A variabilidade genética torna as sementes menos propensas a ataques de pragas, assim, em tese, utiliza-se menos agrotóxicos. Agora a polêmica em cima disso é que falam que as pragas elas estão conseguindo "evoluir", e atacar até mesmo os organismos transgênicos, porque assim como as plantas se tornaram mais resistentes, as pragas também se tornaram. Outros falam que a transgenia pode ser benéfico para as características nutricionais da planta, outros dizem o contrário.
A transgenia pode acontecer por biobalística, eletroporação de protoplasto e agrobacterium tumefaciens. É um assunto bem interessante. Pesquise uns artigos na internet, tem muita coisa legal.