QUESTÃO 1
O que significa ser maquiavélico? Qual relação esse termo tem com o livro O Príncipe de Maquiavel?
Como o livro o príncipe
ajuda a entender a diferença entre moral política e moral pessoal?
Respostas
Em seu livro O Príncipe, Maquiavel, analisando a história extrai características da natureza humana, elementos da mais pura malignidade: as paixões humanas geradas por tais características da sua natureza má os empurram para a discórdia e a anarquia. Daí concluir que o poder político deriva da pior parte da natureza humana, ou seja, de sua parte malévola.
Assim, a expressão "Maquiavélico" se dirige àquele que quer se mostrar como homem que inspira sua conduta ou determinados atos por princípios morais e altruísmo, quando, na realidade, persegue fins egoísticos.
Uma das comprovações categóricas da imoralidade e falta de escrúpulos do pensamento maquiavélico, bastante usual, constitui-se na afirmação de que “os fins justificam os meios”.
Porém, este pensamento deve voltar-se para a compreensão histórica: “Na conduta dos homens, especialmente dos príncipes, contra a qual não há recursos, os fins justificam os meios”.
Portanto, o livro O Príncipe nos ensina que, se na moral pessoal, valores do bem são norteadores de ações, na moral política, mesmo que por meios escusos, deve prevalecer o bem coletivo.
Bons estudos!