• Matéria: Filosofia
  • Autor: canocecomito
  • Perguntado 7 anos atrás

no famoso mito da caverna Platão (428-347 a.C.) imagina uma caverna onde estão acorrentados os homens desde a infância de tal forma que não podendo se voltar para entrada onde a fogueira apenas enxergam o fundo da caverna a luz da fogueira projata nesse fundo sombras das coisas que passam nas suas costas ora se umdesses homens se libertar-se das correntes e chegasse a luz o dia voltaria contando aos outros o que são realmente os verdadeiros objetos entretanto seus companheiros ou tomariam por louco por não acreditar em suas palavras esse mito pode ser analisado sob dois pontos de vista epistemológico (como surgiu o conhecimento humano) o político aquele que aprende as ideias verdadeiras é apto para governar). do ponto de vista epistemológico (do conhecimento), é correto afirmar: 1 máxima do mundo ilusório sensível a humano das ideias gerais essências e mutáveis. 2 o mundo dos fenômenos só existem se participar do mundo das ideias. 3 homem tinha as essências imutáveis através da contemplação e da depuração dos enganos sentidos. 4 a alma humana pode levar as coisas multiplicação e montáveis as coisas unas imutáveis. 5 as ideias humanas e imutáveis são hierarquizadas e no topo delas está a ideia de bem. ASSINALE a alternativa CORRETA: a) som entre as afirmativas 24 e 5 são verdadeiras; b) somente as afirmativas 3 4 e 5 são verdadeiros; c) somente as afirmativas 1 2 e 3 são verdadeiras; d) somente as afirmativas 1 4 e 5 são verdadeiras; e) as afirmativas 1 2 3 4 e 5 são verdadeiros​

Respostas

respondido por: gabriiel23
121

Resposta:

e) as afirmativas 1 2 3 4 e 5 são verdadeiros​

Explicação:

Obs: 1 máxima do mundo ilusório sensível a humano das ideias gerais e essências imutáveis.

respondido por: larissamagrani
9

De acordo com Platão, há dois mundos: o Mundo Sensível e o Mundo das Ideais (E).

Para o filósofo, o Mundo Sensível é baseado na cópia do Mundo das Ideais, onde as coisas materiais são finitas e imperfeitas. Tudo o que existe no mundo terreno é mortal e o conhecimento é atribuído no mundo por meio da reminiscência, ou seja, da relembrança da forma ao mundo inteligível.

Já o Mundo das Ideias representa um mundo perfeito e infinito. Nele, as formas são imortais e possuem a Unidade, a Beleza, o Bem, a Verdade. Não são cópias, mas sim a realidade, ao contrário do mundo terreno.

Assim, o Mundo das Sombras, representado no Mito da Caverna, designa o senso comum, a opinião (doxa), que, para Platão, deve ser transformada em conhecimento, isto é, episteme, a partir do método dialético.

Link: brainly.com.br/tarefa/25768162

Anexos:
Perguntas similares