• Matéria: Química
  • Autor: veronicaaprocha
  • Perguntado 7 anos atrás

7. A reação de transformação do dióxido de carbono em monóxido de carbono, representada pela equação a seguir, é muito importante para alguns processos metalúrgicos. C(s)+CO₂(g) Û 2CO(g) LH=174kJ/mol de carbono. A constante de equilíbrio desta reação pode ser expressa, em termos de pressões parciais, como: K = p2 (CO)/p(CO₂). Qual é o efeito sobre este equilíbrio quando:
a) adiciona-se carbono sólido?
b) aumenta-se a temperatura?
c) introduz-se um catalizador?

PS:. Favor colocar explicações das respostas. Obrigada

Respostas

respondido por: Clarice4ever
67

Explicação:

   C(s)+CO2(g)⇄2CO   ΔH=174kl/mol C

1)Vc terá que analisar a equação fornecida

a)A reação sempre tenderá a atingir o estado de equilíbrio,então toda alteração diferente que acontecer ela irá tentar voltar ao seu estado de equilíbrio.

Em seu estado de equilíbrio 1 mol de carbono sólido forma 2 mols de monóxido de carbono,então ao se adicionar mais carbono sólido a equação terá que consumir esse carbono pra voltar a seus estado de equilíbrio,ou seja, a equação tenderá a formar mais monóxido de carbono afim de consumir o carbono sólido,vc estará aumento a concentração do reagente que ,consequentemente,aumentará a velocidade da reação.

b)Ao se observar que a variação de entalpia é positiva ΔH=174kJ/mol.constata-se que se trata de uma reação endotérmica,ou seja que absorve calor,então em seu estado de equilíbrio ela se deslocara para a direita consumindo calor para realizar a reação,portanto,quando se aumenta a temperatura a reação ocorrerá mais rápido,pois, assim aumenta-se  a agitação das partículas reagentes e se fornecemos mais energia cinética para elas.

c)Quando se introduz um catalisador ele apenas diminuirá a energia de ativação da reação(energia mínima necessária para iniciar uma reação química),e desta forma a reação ocorrerá mais rápido até entrar em equilíbrio químico.

Perguntas similares