Respostas
É uma regra não geral, mas que se aplica a maioria dos compostos. Quando um elemento de natureza metálica se liga a outro de natureza ametalica, eles formam uma ligação iônica, assim o composto é chamado de composto iônicos. Para saber se o elemento é metal ou ametal, basta consultar uma tabela periódica, com o tempo você vai se familiarizando os elementos com a sua classificação.
- Exemplos:
NaCl: Na (sódio) = metal e Cl (cloro) = ametal
KBr: K (potássio) = metal e Br (bromo) = ametal
FeO = Fe (ferro) = metal e O (oxigênio) = ametal
MnS = Mn (manganês) = metal e S (enxofre) = ametal
Esses são exemplos de compostos iônicos simples, ou seja, formado por íons simples.
Os compostos iônicos mais complexos são mais difíceis de identificar. Exemplos: CaSO4, Fe(HCO3)2, NaNO3, KClO3, FePO4, NH4Cl e NH4NO3 e dentre outros. Eles são formados por um íon simples com um íon complexo ou por dois íons complexos. Vc com o tempo vai memorizando os íons complexos e assim fica mais fácil identificar o composto iônicos, tipo os íons complexos mais conhecidos temos os íons sulfato, bicarbonato, nitrato, clorato, fosfato, carbonato, nitrito, cianeto e outros.
Para identificar os compostos iônicos formados por íons complexos, primeiro você deve identificar a presença desse ion complexo, tem duas maneiras para você identificar. Ou vc já sabe que é um íon, ou você deve analisar a estrutura dele, mas é uma análise muito mais complexa e que requer vários outros assuntos da química como geometria molecular, carga formal e outros.
íon simples:
íon complexo:
Obs: Apesar de eu estar chamando de íon complexo, é apenas uma forma de elucidar o que estou tentando dizer, então não confundir com os compostos de coordenação, que são chamados também de íons complexos.