• Matéria: Filosofia
  • Autor: francoestudioso6534
  • Perguntado 7 anos atrás

Os pensadores cristaos confrontaram frequentemente fé e razao,cada um á maneira .santo Anselmo.(1035-1109),por exemplo , dizia:''não busco compreender para crer mas creio para compreender.Por isso creio ,porque , se não cresse, jamais compreenderia ''.Santo Agostinho, por sua vez ,foi mais enfática: 'É necessário crer para compreender''.
Como é para você? Você precisa primeiro acreditar em alguma coisa ou ideia para conseguir entende-la ou necessita compreende-lá antes para poder acreditar nela? Reflita primeiro sobre a diferença entre crer e entender. Depois discuta com colegas sobre as conclusões a que chegaram.

Respostas

respondido por: elamambretti
82

Parece ser mais coerente, principalmente nos dias de hoje, um caminho mais paralelo entre compreensão e crença. Diante de tantas informações que nos possibilitam explicar, isto é que nos permitem compreender os fenômenos do homem como ser e da natureza e suas relações, que a crença, a fé, passa a ser a razão para nos levar adiante, entendendo que sempre há mais por compreender.

Crer nos faz amar incondicionalmente, mas compreender permite o exercício da empatia, que por certo, determinam relações entre causa e efeito mais conscientes e objetivas.

Bons estudos!

Perguntas similares