Um microempresário tem observado um crescimento de sua empresa em um ritmo
mais rápido do que havia previsto nos últimos anos. Apesar do sucesso, e
possivelmente por conta desse crescimento acelerado, a empresa vem cometendo
uma série de falhas, desperdícios de tempo e dinheiro em alguns dos projetos que
vêm desenvolvendo. Para evitar esses problemas, e com o objetivo de maximizar
os resultados, o microempresário, por meio de uma indicação de outra empresa,
resolve contratar seus serviços de consultoria com o propósito de organizar os
processos gerenciais de forma que possa atingir os resultados com mais eficiência.
Respostas
Ola,
O sonho de todo empreendedor é ver seu negócio crescer mais rápido que o previsto, pois assim o cumprimento das metas ocorre mais cedo e os resultados trazem ânimo e mais motivação para seguir em frente. Apesar de parecer um pensamento lógico, crescer rápido nem sempre traz apenas benefícios. Não é incomum ouvir empreendedores que experimentam um sucesso rápido com o seu negócio dizerem que estão preocupados e querem reduzir o ritmo e crescer degrau por degrau para evitar ficar sem o alicerce necessário. Muitas pessoas poderiam criticar tais empreendedores dizendo que não são ousados, mas outras diriam que se trata de precaução. Ambas as vertentes podem estar corretas, mas é fato que o crescimento rápido traz preocupações para qualquer negócio. Se este for o seu caso, procure antecipar as mudanças e o aperfeiçoamento na gestão, a estruturação e organização de sua empresa, para não ser pego de surpresa depois. O que seria antecipar? Seria comparar os resultados alcançados com o que foi planejado, rever o planejamento e antecipar os investimentos da empresa para que a base esteja sólida. Um dos maiores desafios de qualquer dono de empresa é gerir o negócio e implantar a estratégia de longo prazo ao mesmo tempo. Quando o crescimento é mais rápido que o esperado, é comum muitos empreendedores focarem todos os esforços no curto prazo, no momento presente. Mas isso pode levar a empresa a uma nova fase mais complicada, até catastrófica, já que os resultados de hoje não necessariamente garantirão os de amanhã. Em grandes empresas, este tipo de situação geralmente é mais bem gerenciada, pois há processos já desenvolvidos para crescer o negócio do dia a dia e ainda aqueles que focam no futuro. Na pequena empresa, a cultura da organização ainda está em formação, os processos estão sendo desenvolvidos e as experiências diárias servem de base para as decisões que levarão a empresa ao sucesso ou não. Como empreendedor à frente do negócio você precisa adotar uma abordagem de gestão estratégica, por mais que a empresa demande de você ações mais táticas e operacionais. Esse será o seu grande desafio: entender como dedicar o seu tempo finito à gestão de curto e longo prazos. Mas lembre-se que para gerir o crescimento rápido não basta planejar, você precisa acompanhar os resultados e compará-los com o que foi planejado para tomar suas decisões. Este texto foi escrito com base no livro “Seja dono do próprio nariz”....
Na condição de consultor, você deve mostrar ao empreendedor como é o funcionamento e a aplicação de uma determinada ferramenta administrativa.
São ferramentas que podem ser usadas para a redução de desperdícios dentro do ambiente de trabalho:
- Metas SMART - as metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos;
- Programa 5S - senso de utilização dos recursos (materiais, humanos, financeiros), senso de organização, senso de limpeza (higiene), senso de padronização (regras internas) e senso de disciplina.
Aprenda mais sobre o tema consultoria empresarial em:
https://brainly.com.br/tarefa/23917921
Lute pela realização dos seus sonhos!