4)Quais são os conceitos sobre língua de sinais na proposta de educação bilíngue para surdos?
a)Língua gesto-visual e português como língua natural.
b)Considera apenas a Libras para fator principal do aprendizado do aluno surdo e não considera os fatores culturais e sociais do sujeito surdo.
c)A língua de sinais é considerada a língua natural da pessoa surda. As crianças, quando expostas à língua de sinais, apresentam desenvolvimento semelhante à criança ouvinte. Outro conceito é que a língua portuguesa é tida como segunda língua para o surdo.
d)Descarta completamente a língua oral auditiva e a língua portuguesa também na modalidade escrita.
e)A linguagem de sinais é só um meio para o surdo aprender o português.
RESPOSTA CORRETA: LETRA C!
Respostas
Sim. A alternativa C está correta.
O ensino de LIBRAS no Brasil passou a ser analisado a partir de uma estrutura assim como nosso alfabeto, as mímicas são outro tipo de representação e não se encaixam em LIBRAS, estabelecendo todo um contexto em relação a comunidade surda.
A partir desse período elas passaram a ser colocadas em prática e estruturadas, comprovando que as línguas de sinais não são superficiais, elas atuam de maneira complexa e por isso se faz necessária a construção de escolar bilíngues nos dias de hoje, para inclusive alunos não surdos aprenderem melhor sobre.
Resposta:
c)
A língua de sinais é considerada a língua natural da pessoa surda. As crianças, quando expostas à língua de sinais, apresentam desenvolvimento semelhante à criança ouvinte. Outro conceito é que a língua portuguesa é tida como segunda língua para o surdo.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
A proposta bilíngue apresenta os seguintes conceitos: a pessoa surda tem o português como uma língua estrangeira. O desenvolvimento cognitivo do surdo é o mesmo de uma pessoa ouvinte quando ele está inserido em um ambiente que oportunize as experiências visuais. A Libras é a língua materna dos sujeitos surdos.