“Em agosto de 1954, Caio Prado Júnior apresentou tese para concorrer à cátedra de Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, mas acabou não obtendo o primeiro lugar no concurso, dando-se ao seu autor o título de livre-docente. Desde 1933, com Evolução Política do Brasil, seu primeiro livro, Caio Prado Júnior vinha dando mostras de invulgar acuidade crítica e capacidade de pesquisa, arrostando perigos e preconceitos com militância política desassombrada ao lado dos que lutavam pela revolução socialista”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre Caio Prado Júnior e sua obra, assinale a alternativa correta:
A - Criou uma radiografia do “ser brasileiro”, evidenciando as origens históricas do “jeitinho brasileiro”.
B - Fez uma abordagem marxista da história, demonstrando os processos de sujeição da colônia brasileira a Portugal (o chamado Pacto Colonial).
C - Analisou profundamente, na obra Casa Grande e Senzala, o processo de miscigenação e de trocas culturais entre indígenas, africanos e portugueses.
D - Foi acusado de ter abordado o processo de escravização vivido no Brasil de forma branda e “açucarada”, originando, o mito da democracia racial.
E - Influenciou-se pela matriz teórica e sociológica de Max Webber, buscando compreender a identidade do brasileiro.
Respostas
Sobre Caio Prado Júnior e sua obra:
B - Fez uma abordagem marxista da história, demonstrando os processos de sujeição da colônia brasileira a Portugal (o chamado Pacto Colonial).
Caio Prado Júnior busca o entendimento das origens históricas da nação brasileira, para compreender a sua evolução política e econômica. Assim, descreve o processo de colonização, baseado na forma de produção, entre exploradores e explorados, característicos do materialismo histórico e as consequências caóticas geradas por esse processo na formação ideológica do Brasil.
Para Caio Prado Júnior, entre os dois grupos presentes na colonização: a pequena minoria de senhores e uma multidão de explorados, é que neste último grupo que se encontram os fundamentos para a constituição de uma futura nacionalidade brasileira.
Bons estudos!