Questão 1 A antropologia da educação nos permite fazer a necessária contextualização do conhecimento e dos saberes que devem constituir o currículo escolar, uma vez que esse olhar sobre a cultura e sua relação com a sociedade na qual é produzida problematiza as dinâmicas e relações sociais. Assinale a alternativa que melhor explica a contribuição da Antropologia para a discussão do currículo escolar no sistema educativo. a ) A Antropologia da Educação participa cada vez menos do debate sobre o currículo escolar, sobre o que e como ensinar nas escolas porque tem sido uma questão pouco relevante no sistema educativo, que tem focado mais na formação docente. b ) O debate sobre o currículo escolar, as políticas públicas, as práticas pedagógicas e a formação docente (inicial e continuada) deixaram de fazer parte do conjunto de temas concernentes à Antropologia da Educação, em razão do fato de a disciplina ter encontrado objetos de estudo mais relevantes para o sistema educativo. c ) A Antropologia da Educaçã
Respostas
. a ) A Antropologia da Educação participa cada vez menos do debate sobre o currículo escolar, sobre o que e como ensinar nas escolas porque tem sido uma questão pouco relevante no sistema educativo, que tem focado mais na formação docente.
Uma realidade nas escolas tem se relacionado com a menor inserção de discussão relacionadas a Antropologia da Educação nesta área, o que tem se mostrado como um fator limitante na promoção de melhores práticas pedagógicas.
Diante disso, é preciso que este cenário seja revertido, a fim de que se possa pensar de forma crítica sob a visão antropológica.
Resposta: A reflexão sobre concepção e elaboração do currículo escolar deve contar com a contribuição da Antropologia da Educação em uma discussão que deve ser inter e multidisciplinar.