A convivência com o aluno é fundamental para que se obtenha melhores resultados na sala de aula. Dessa forma, o professor deve estar atento a algumas posturas e comportamentos próprios que podem auxiliar a construção desse relacionamento. Seu desafio será montar um arquivo em Power Point com dicas para que o professor construa um bom relacionamento com o aluno em sala de aula e seja eficiente no seu papel de mediador e orientador. Faça pesquisas sobre o tema e liste, no mínimo, 10 dicas. Veja um exemplo: - Valorize a participação do aluno. O reforço positivo é um incentivo para que ele esteja motivado e se integre ao grupo. - Procure conhecer seu aluno, suas experiências individuais, seus gostos, sua história, suas competências. Dessa forma, você estará mais apto a preparar aulas que sejam motivadoras. Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
Podemos citar
- O conhecimento;
- O Pensamento científico, crítico e criativo;
- O repertório cultural;
- A comunicação;
- A cultura digital;
- O Trabalho e Projeto de Vida;
- A argumentação;
- Autoconhecimento e auto cuidado;
- A empatia e a cooperação;
- E por fim, a Responsabilidade e cidadania.
A partir dos conceitos estabelecidos na didática podemos notar sua compreensão como parte do processo de ensino.
Deste modo para ser mais exato, ela pode ser entendida a partir da técnica que um educador apresenta em sala de aula, este que deve ter o compromisso de se pautar em práticas pedagógicas promovendo auxílio na formação dos indivíduos os preparando para a sociedade visando a transformação social.
Resposta:Dicas que podem ser inseridas em seu trabalho:
1- Mostre entusiasmo pelo conteúdo que está ensinando. Gostar do que faz é essencial para despertar o prazer do olhar do outro.
2- Procure criar formas para que o diálogo com seu aluno flua. Dessa forma, você terá mais competência para preparar algo que seja interessante para ele.
3- Cuide da sua postura. O corpo pode dizer muito para um ouvinte deixando-o menos ou mais interessado. Procure se movimentar em sala de aula, mostrando-se ativo.
4- Procure falar com os alunos olhando para eles. Como em qualquer diálogo, buscamos também a atenção das pessoas através do olhar.
5- Considere as características dos seus diferentes alunos ao planejar uma atividade. Procure criar formas de atender a demanda de todos.
6- Dê atenção ao aluno. Mostre que você tem interesse em suas necessidades individuais.
7- Não faça avaliações comparativas, negativas ou ameaçadoras aos alunos. Essa atitude gera desmotivação.
8- Ofereça informações práticas interessantes sobre o conteúdo ensinado. Essa ação desperta a curiosidade do aluno para saber mais.
9- Cuide do vocabulário a ser utilizado com o aluno. As palavras escolhidas e a forma de falar são determinantes para um bom relacionamento.
10- Saiba ouvir o aluno. Demonstre interesse pelo que ele tem a dizer.
Explicação: