• Matéria: Lógica
  • Autor: RhyllaGabrielly2245
  • Perguntado 7 anos atrás

(Unioeste 2011) "O mito é uma narrativa. É um discurso, uma fala. É uma forma de as sociedades espelharem suas contradições, exprimirem seus paradoxos, dúvidas e inquietações. Pode ser visto como uma possibilidade de se refletir sobre a existência, o cosmos, as situações de ‘estar no mundo’ ou as relações sociais". Mediante essa definição geral de mito é correto afirmar que as sociedades com conhecimentos científico, tecnológico e filosófico complexamente constituídos não possuem mitos, pois eliminaram as duvidas e os paradoxos. Platão, um dos filósofos mais estudados e influentes do pensamento ocidental, não recorria aos mitos em seus diálogos, apesar de ter sido o primeiro a utilizar o termo mitologia. alguns mitos oferecem modelos de vida e podem servir como referências para a vida de muitas pessoas mesmo no século XXI.

Respostas

respondido por: andreiazinhagomes321
57

Resposta: Letra C

A) as sociedades com conhecimentos científico, tecnológico e filosófico complexamente constituídos não possuem mitos, pois eliminaram as dúvidas e os paradoxos.

B) Platão, um dos filósofos mais estudados e influentes do pensamento ocidental, não recorria aos mitos em seus diálogos, apesar de ter sido o primeiro a utilizar o termo mitologia.  

C) alguns mitos oferecem modelos de vida e podem servir como referências para a vida de muitas pessoas mesmo no século XXI.

D) as sociedades antigas, ocidentais e orientais, foram fundadas sobre o mesmo mito primitivo, variando, apenas, o nome de seus personagens

E)os mitos não passam de histórias fantasiosas e sem sentido, muito utilizadas nas civilizações antigas, por serem estas atrasadas intelectualmente.

Explicação:

O mito corresponde a uma forma de conhecimento não sistemática presente em todas as sociedades humanas. Ainda que a sociedade ocidental tenha passado por um período de racionalização e de rejeição do mito, este ainda perdura, sendo muitas vezes guia das ações humanas. Vale ressaltar que desde os estudos do estruturalismo, o mito vem sendo tomado com mais seriedade enquanto elemento de organização do pensamento e da própria constituição da sociedade.

respondido por: larissamagrani
1

Mitologia é um discurso, uma fala. É uma forma de as sociedades espelharem suas conclusões sobre a origem de tudo.

O que é mitologia?

É um tipo de narração que tenta explicar, por meio das ações dos deuses, a origem do universo e de tudo o que há no mundo. Como é uma narrativa sobrenatural, dos deuses, não tem valor científico ou racional.

A mitologia se contrapõe às ideias filosóficas e científicas, que explicam o universo através dos elementos e dos princípios da natureza. Ela atribui a liberdade às ações dos deuses.

Na mitologia grega, por exemplo, os deuses apresentam sentimentos humanos e convivem com os seres no mundo físico.

Saiba mais sobre a mitologia em: https://brainly.com.br/tarefa/4166668

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares