A formação dos primeiros assistentes sociais era vinculadas a princípios não submetidos ao movimento histórico e sua formação profissional era orientada pela doutrina católica, sobretudo as explicitadas nas encíclicas Rerum Novarum e Quadragesimo Anno. Sobre isso analise as proposições abaixo:
I. Essas encíclicas propunham o necessário envolvimento dos católicos com os problemas sociais advindos da questão social.
II. Ao referir-se à exploração dos operários, as doutrinas explicitavam uma concepção de homem de inspiração neotomista.
III. Mesmo com a inspiração neotomista sobre os problemas sociais, os primeiros assistentes sociais passaram a ignorar as doutrinas da Igreja.
IV. Essas doutrinas consideram o homem como pessoa humana, dotada de corpo e alma e entende que a sociedade é uma instância da qual esse homem não pode prescindir em sua existência corpórea.
Estão corretas apenas:
Escolha uma:
a. I, II e III
b. I, II e IV
c. II, III e IV
d. I, III e IV
e. II e III
Respostas
respondido por:
0
A alternativa B está correta.
Dentro do cenário atual em nossa sociedade, dialogar sobre a ética do Serviço Social significa compreender as mudanças que vieram ocorrendo na intervenção profissional do assistente social, como também, a crise política que nos ronda.
Notamos a importância das manifestações sociais, pois elas visam mudanças, e, não apenas na esfera da economia e da política, mas no campo do conhecimento, das ideias e dos valores, pois uma vez que, os meios de comunicação e da publicidade, de certa forma "manipulam" a sociedade, o assistente social junto com o educador, tem a função de visar esclarecer e preparar os indivíduos para um futuro melhor para as próximas gerações.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás