A- Descreva a cena e a atividade que as duas figuras realizam.
B- Considerando a postura dos indivíduos e sua atividade na imagem, o que é possível deduzir da relação entre o muçulmano e os cristão?
C- Ao longo da Idade Média, inúmeras representações transmitiram a ideia de que cristãos e muçulmanos eram civilizações opostas, em conflitos. A imagem reproduz esse pensamento? justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
A- A cena denota uma partida de xadrez, provavelmente no período medieval. É possível destinguir a origem das duas personagens pelas vestimentas, onde o homem a esquerda deriva de alguma região da Europa ocidental, enquanto o outro provavelmente pertence ao oriente médio. A imagem provavelmente faz alusão aos conflitos entre cristãos e mulçumanos, em principal as cruzadas.
B- A personagem com características europeias provavelmente deve pertencer a nobreza, pois usa vestimentas coloridas o que não era nada comum de se obter, pois o tingimento de roupas só há de se aperfeiçoar tempos depois. Além deste aspecto, pode-se visualizar que este possui conhecimento sobre as regras do jogo, que não era nada popular entre os camponeses pelo fato da nobreza deter o conhecimento junto ao cléro.
Já a personagem que tem aspectos que remetem as regiões do Oriente Médio, deve ser alguma espécie de guerreiro que não seja necessariamente nobre para ter conhecimento do jogo, valendo ressaltar que a sociedade islâmica não era estamental como a sociedade feudal europeia.
C- É possível verificar o conflito entre ambos os lados por conta do tabuleiro de xadrez, que denota as mais diversas disputas pela hegemonia política e da fé. Os conflitos entre cristãos e muçulmanos durante a Alta idade média foram várias, como a contenção do expansionismo islâmico na península ibérica na batalha de Portier onde teve grande destaque Carlos Martel, outros conflitos como as cruzadas que ocorreram para que houvesse o domínio cristão, onde se tem a cruzada dos mendigos, acruzada dos reis, das crianças e etc.