• Matéria: ENEM
  • Autor: Cavalcante32781
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão 1/5 - História e Historiografia da Escravidão no Brasil - EletivaConsidere a seguinte afirmação: "O índio [...] foi o responsável pela manutenção e limpeza não apenas das lavouras e propriedades de seus senhores, mas também de, literalmente, todo o povoado de São Paulo do Campo: seus caminhos, suas fontes, seus prédios públicos, seus largos, seus adros, seus muros. [...] escravo de não apenas seu administrador, mas de toda a sociedade não escrava do povoado, uma vez que o trabalho público era, pelo menos em tese, realizado para o bem do povo". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Neto, M. P. A escravização indígena e o bandeirante no Brasil colonial: conflitos, apresamentos e mitos. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2015. 26. Acesso 04 nov. 2018. Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do texto-base A dinâmica da escravidão no Brasil: Resistência, tráfico negreiro e alforrias, séculos XVII a XIX, analise as seguintes proposições:I. Desde o início da colonização portuguesa a produção açucareira brasileira utilizou a mão de obra indígena nos engenhos.PORQUEAo contrário dos africanos, os indígenas realizavam atividades especializadas.A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.  

Na verdade, a produção açucareira obtinha uma maior presença da mão-de-obra indígena pelo simples fato de que os mesmos apresentavam menor resistência para o trabalho, além do medo que os portugueses com os castigos e armamento.

Já os africanos eram mais resistentes e procuravam sempre se manter unidos, como a formação dos quilombolas, o que dificultava seu trabalho nos engenhos dos portugueses.

Perguntas similares