Sabemos que tanto nas Línguas Orais quanto nas Línguas de Sinais existem variações entre palavras. Na imagem a seguir, temos duas formas de efetuar o sinal: CAMA. Contudo, apesar de os sinais serem feitos de forma diferente, não chega a caracterizar mudança de sentido. Esse exemplo em Língua de Sinais seria o equivalente a que exemplo de articulação de palavra na Língua Portuguesa?
Respostas
No caso poderíamos citar as diversas variações regionais que existem na palavra mandioca, por exemplo.
Isso porque a referida palavra poderá ser falada das mais diversa formas no portugueses, como macaxeira, aipim, dentre outros.
Nesse sentido, temos que por mais que haja diferenciações na foram de falar a palavra isso não significa dizer uma mudança de sentido, que é mesma coisa que ocorre com o sentido da palavra cama.
espero ter ajudado!
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Como exemplo, pode ser citada a articulação da palavra “LEITE”, que em algumas regiões têm variação na forma de articular a palavra, saindo um “LEITI”, com “i” no final. A diferença entre as duas formas de fazer o sinal “CAMA” é que na imagem da esquerda o dedo polegar foi utilizado e na imagem da direita não. Contudo, isso não interfere no aspecto semântico do sinal, pois continua sendo “CAMA”, independentemente de usar o dedo polegar ou não. Da mesma forma, se eu articular a palavra “LEITE” ou “LEITI”, o aspecto semântico continuará igual.
Explicação: