Quando se fala em inclusão na educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades, afirma-se que os sujeitos são plurais e que essa pluralidade deve ser valorizada e aceita nas suas singularidades. Para tanto é necessário, de antemão, rejeitar os rótulos que aprisionam, engessam e fixam os sujeitos, enredando-os em representações que os nomeiam como feio ou bonito, apto ou inapto, saudável ou doente, normal ou desviante, masculino ou feminino, heterossexual ou homossexual. Precisamos nos dar conta de que práticas como essas reforçam discriminações e exclusões, em vez de ampliar possibilidades de intervenção junto aos sujeitos, possibilitando que, por meio das práticas corporais e esportivas, possam exercer sua cidadania e liberdade constituindo-se como sujeitos sociais. GOELLNER, S. Cadernos de Formação. Revista Brasileira Ciências do Esporte, p. 71-83, mar. 2010 (adaptado). Considerando o texto, avalie as sugestões de condutas a serem tomadas pelos profissionais de educação física. I. O profissional de educação física deve planejar e incentivar atividades próprias para meninas e outras para os meninos. Essa conduta pode proporcionar atitudes positivas e protetivas, pois atendem às necessidades naturais e culturais de cada gênero.II. O respeito à diversidade cultural, social e sexual é o primeiro passo para uma política inclusiva. Diferença não significa desigualdade, e essa só pode ser minimizada se houver iniciativas que promovam atividades coparticipativas, nas quais as diferenças não sejam eliminadas, mas tratadas em suas especificidades.III. O incentivo menor para as meninas praticarem atividades esportivas se dá por questões naturais. Por essa razão, é necessário incentivar as meninas a participarem dos esportes respeitando sua condição física, seus desejos e seus afazeres. Isso pode ser feito por meio da oferta de atividades que lhes sejam viáveis, criando estratégias para que elas se sintam confortáveis.É correto o que se afirma ema ) II, apenas.b ) III, apenas.c ) I, II e III.d ) I e II, apenas.e ) I e III, apenas.
Respostas
Letra A: II, apenas, visto que não deve haver maior ou menor inventivo, e sim o respeito à diversidade cultural, social e sexual, de modo que cada indivíduo sinta-se motivado e livre para praticar as atividades físicas que deseja, de modo inclusivo.
O ensino da educação física e de qualquer outro conteúdo curricular deve ser realizado de modo inclusivo, independentemente de gênero, etnia, condição socioeconômica e afins, pois a educação é para todos.
Abraços!
Resposta: II, apenas.
O respeito à diversidade cultural, social e sexual é o primeiro passo para uma política inclusiva. Diferença não significa desigualdade, e essa só pode ser minimizada se houver iniciativas que promovam atividades coparticipativas, nas quais as diferenças não sejam eliminadas, mas tratadas em suas especificidades.