Respostas
Resposta: Encontra-se no final desta resolução.
Explicação passo-a-passo:
Note que o exercício proposto nos fornece à seguinte Equação Irracional (na incógnita ) envolvendo radicais quadráticos:
Para dar seguimento à resolução, faz-se necessário determinar o Domínio de Validade da equação acima. O conjunto domínio de validade da equação , que será representado por , é o conjunto constituído por todos os possíveis valores que sua incógnita pode assumir, sendo este obtido através da interseção dos subdomínios de cada das expressões incógnitas que a constitui. Consequentemente, após uma análise minuciosa de todos os termos envolvendo a incógnita , depreende-se que deve ser um real não negativo e também diferente de zero , ou seja, a incógnita da equação é um número real positivo . Por fim, o domínio de validade da equaçao é . Para solucionar o exercício, deve-se partir da equação em busca do valor de . Logo:
Obs.: Mesmo restringindo a incógnita aos reais positivos e tomando os devidos cuidados ao longo de toda a resolução, obtivemos como resposta final um valor que, ao ser analisado separadamente com rigor matemático, é falso. O porquê disso é evidente, pois a equação irracional não possui solução que pertença ao seu domínio de validade . Ou seja:
Com isso a equação não terá nenhuma solução, e consequentemente seu conjunto solução será (conjunto vazio). Para é obviamente falso que:
A igualdade acima é o resultado final do exercício, que é uma consequência de implicações falsas, mas ainda sim continua sendo válido (do ponto de vista da Lógica Matemática). A validade da resposta final dá-se pelo fato de todas as implicações serem verdadeiras, ao passo que elevar à segunda potência (ao quadrado) ambos os membros de uma igualdade que supomos ser verdadeira (mesmo que não seja posível ser) a torna uma outra também verdadeira (seguindo à lógica arbitrária da primeira). Conclusão: chegamos em um resultado que a rigor matemático é obviamente falso, pois partimos de algo também falso (admitir a existência de raízes reais positivas para a equação), e ainda sim o resultado final precisa ser válido, ao passo que ele é fruto de uma sequência de implicações lógicas derivadas da equação irracional , que, por hipótese, é tomada como verdadeira (solucionável) pelo próprio enunciado da questão (mesmo que a rigor não seja).
Um grande abraço!
Resposta:
√a + 1/√a = √(2+√(2+√2))
(√a + 1/√a)² = √(2+√(2+√2))²
a+2+1/a=2+√(2+√2)
a+1/a=√(2+√2)
(a+1/a)²=√(2+√2)²
a²+2+1/a²=2+√2
a²+1/a²=√2
(a²+1/a²)²=√2
a^4+2+1/a^4=2
a^4+1/a^4=0 , no texto não existe restrição ao número a, ele pode ser complexo, portanto, zero é uma resposta aceitável..
Mas, se houver uma nova informação, por exemplo, a é um número Real, só existirá uma resposta, não existe um número Real possível.