1. A moral é muito mais abrangente que o direito, pois antecede a este nos acontecimentos sociais e lhe dá, quase sempre, embasamento para aprovação de novas leis. Há muitos desvios morais e de comportamento não previstos em legislação como passíveis de punição: citamos, por exemplo, o incesto, sobre o qual, do porto de vista jurídico, não há previsão legal no Brasil quanto a punição, mas é imoral e condenável pelo código de ética de nossa sociedade.
A partir da análise dessa situação, conforme estudamos, analise as afirmativas a seguir:
I – A ética familiar pode ser mais rigorosa, mas o que embasa essa exclusão da legislação em não haver previsão legal de ilegalidade do ato incestuoso é a própria liberdade e proteção à intimidade do indivíduo.
II – A rigor a condenação moral ao ato incestuoso, ou seja, relações intimas entre parentes consanguíneos próximos é cultural, havendo, inclusive, países que moralmente não o condenam.
III – É coerente essa não inclusão nas leis, no Brasil, em relação a atos incestuosos, pois a ética familiar condenando já é suficiente.
Assinale a alternativa correta:
Estão corretas as afirmativas I e III
Estão corretas as afirmativas I e II
Estão corretas as afirmativas I, II e III
Estão corretas as afirmativas II e III
Respostas
Resposta:
Estão corretas as afirmativas I e II
Explicação:
"Por mais que sintamos o ímpeto de afirmar não se tratar de algo natural, não é isso que os indícios apontam. Muitos sociólogos, antropólogos, psicólogos e biólogos estudaram e estudam com afinco essa questão e até hoje não está muito claro o motivo de existência do tabu do incesto. Mas uma coisa é consenso: esse tabu é universal. Existe em todas as sociedades conhecidas, mas as noções de parentesco podem variar entre elas. Para algumas o que para nós seriam primos são irmãos. Em outras a mãe biológica é só um parente qualquer, enquanto que o pai é uma figura de autoridade e vice-versa. Mas em todas as organizações sociais conhecidas existe algum parente “proibido”, com o qual não pode haver sexo."
Fonte: "Reflexão Geral/Incesto - Repúdio Natural ou Cultural?"