Respostas
Para descobrir o que é “verdade” para a Filosofia: precisamos primeiro encontrar o que entendemos como verdade:
- A verdade vêm através de um sistema de valores onde passa pelo conjunto ético e moral de uma sociedade.
- Esse conjunto ético e moral vem de uma civilização, de uma família ou de um indivíduo, que vivem na verdade que eles acreditam.
OBS: Por isso que existe um choque muito forte entre o relativismo moral e o dogmatismo.
- O relativismo moral: A verdade é vinculada à moral daquele grupo ou sociedade. Outras pessoas de princípios e valores diferentes não vão aceitar essa verdade sendo assim uns concordam e outros discordam.
- O dogmatismo: É a verdade de forma absoluta e que não se pode discutir os seus princípios e seus valores. (Aí se enquadram as religiões)
Para descobrir se existe mais de uma verdade você precisa entender o pensamento ocidental contemporâneo onde surgiram ideias e pensamentos diferentes:
O filósofo alemão Edmund Husserl: Diz que a verdade se dá através da fenomenologia que são observáveis, perceptíveis e sensíveis.
O filósofo francês Jan-Paul Sartre, a verdade é o resultado dos valores de uma sociedade, ela esta na essência do indivíduo.
O filósofo alemão Nietzsche: faz crítica ao pensamento, ao mundo das ideias, de Platão e Sócrates. Ele vai defender que a verdade não existe.
O contemporâneo francês Foucault: Diz que para ser verdade, ela precisa ser totalmente livre. Ela não pode estar vinculada à uma tribo,povo, sociedade deve ser livre de qualquer manipulação.