antes de mais nada ali é um processo perceptivo durante a qual se reconhece símbolos em seguida ocorre a transferência para conserto intelectuais essa tarefa e mental no processo reflexivo por são que as idéias se ligam a unidade de pensamento uma vez maior o processo mental no entanto não consiste apenas na compreensão das ideias perseguida mas também na sua interpretação de avaliação Por que a leitura pode se apresentar na condição de instrumento de controle
Respostas
A análise Geográfica é composta sim por elementos perceptivos, não necessariamente ligados apenas aos sentidos humanos, mas também por meio da percepção e análise dos dados e informações obtidas a partir de instrumentos de monitoramento.
Tais instrumentos são essenciais para a obtenção de dados confiáveis, porém o elemento humano se faz presente na interpretação de tais dados, visto que é possível haver divergências interpretativas entre cientistas distintos sobre um mesmo fenômeno.
Abraços!
Resposta:
A primeira parte da afirmação está correta, mas a parte que diz que "a leitura pode se apresentar na condição de instrumento de controle" está errada, pois o original desse texto diz que "a leitura também pode se apresentar na condição de instrumento de conscientização".
Explicação:
Não é concebível que a leitura se apresente como um instrumento de controle, mas de conscientização. Quanto mais a pessoa ler, mais consciente e conhecedora do mundo, da vida e das pessoas ela será. A leitura é algo positivo, que abre portas, e não um instrumento para subjugar o outro. VER PRINT EM ANEXO.
Aqui está a questão completa:
A leitura é uma atividade humana teorizada por diversas áreas do conhecimento. Na perspectiva da neurociência, a leitura é um processo cognitivo complexo que compreende várias fases. Sob o aspecto histórico e social, a leitura é vista como instrumento de articulação social, podendo ser utilizado por sujeitos pertencentes a classes sociais dominantes e dominadas, em função de seus distintos objetivos.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
I. “Antes de mais nada, [ler] é um processo perceptivo durante o qual se reconhecem símbolos. Em seguida, ocorre a transferência para conceitos intelectuais. Essa tarefa mental se amplia num processo reflexivo à proporção que as ideias se ligam em unidades de pensamento cada vez maiores. O processo mental, no entanto, não consiste apenas na compreensão das ideias percebidas, mas também na sua interpretação e avaliação.”
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 6.ed. São Paulo: Ática, 1995, p. 23.
PORQUE
II. “[...] a leitura pode se apresentar na condição de um instrumento de controle [...]”
ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo, Ática, 1998, p. 112.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Então a resposta correta é que a I é verdadeira mas a II é falsa.