• Matéria: ENEM
  • Autor: Anaguedes2435
  • Perguntado 7 anos atrás

Marque a alternativa incorreta: Os saberes do professor são construídos ao longo de toda uma carreira e vida do professor, razão que justifica que não sejam contemporâneos uns dos outros, uma vez que se vão adquirindo ao longo do tempo. Na ótica de Tardif (2008), o saber docente "relaciona-se com a pessoa, com a sua identidade, com a sua experiência de vida, com a sua história profissional, com as suas relações com os alunos na sala de aula e com os outros". No campo institucional, o professor tem sido solicitado a participar mais ativamente nas definições dos rumos pedagógicos e políticos da escola, a definir recortes adequados no universo de conhecimentos a serem trabalhados em suas aulas, a elaborar e gerir projetos de trabalho. Quanto ao aspecto pessoal, o professor não tem sido chamado a tomar decisões de modo mais intenso sobre seu próprio percurso formador e profissional, a romper paulatinamente com a cultura de isolamento profissional, a partir da ampliação da convivência com colegas em horários de discussões coletivas e nos trabalhos em projetos, a debater e reivindicar condições que permitam viabilizar a essência do próprio trabalho.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
4

Apenas a última alternativa encontra-se incorreta.

Esta sentença afirma que o educador não apresenta autonomia para a tomar decisões de modo mais intenso sobre seu próprio percurso formador e profissional.

Na verdade, isto vai de encontro a políticas públicas e leis que garantem a autonomia dos educadores, tanto a nível de práticas pedagógicas em sala de aula, quando em relação à sua própria formação profissional, no sentido de ser capaz de oferecer os melhores conteúdos em coerência com a realidade de cada aluno.

respondido por: andrezareis
1

Resposta: Incorreta: Quanto ao aspecto pessoal, o professor não tem sido chamado a tomar decisões de modo mais intenso sobre seu próprio percurso formador e profissional, a romper paulatinamente com a cultura de isolamento profissional, a partir da ampliação da convivência com colegas em horários de discussões coletivas e nos trabalhos em projetos, a debater e reivindicar condições que permitam viabilizar a essência do próprio trabalho.

Explicação:

Perguntas similares