• Matéria: Filosofia
  • Autor: kathusa
  • Perguntado 9 anos atrás

1.
O pensamento de Sócrates do "só sei que nada sei" demonstra uma ideia importante para o questionamento da educação para se adquirir conhecimento. Assinale a alternativa que corresponde tal ideia.
Quest.: 1
A consciência que Sócrates teve de que, em sua sociedade, seu conhecimento de nada valia.
A consciência da própria ignorância, motivação para que se busque sempre mais conhecimento e sabedoria.
A consciência de que não se pode saber nada além daquilo que diz respeito a si próprio; do outro, nada podemos saber.
A consciência de que alguns seres humanos são vazios de conhecimento e nunca deixarão de ser.
A consciência de que o ser humano é vazio por completo e todo tipo de conhecimento é apenas ilusão.



2.
Sobre o nascimento da filosofia, leia as proposições abaixo e assinale uma alternativa.

I. Tendo a mitologia vigorado durante muito tempo, em determinado momento ela perde sua força de explicação da realidade. Foi aí, então, que, como um milagre grego, surgiu um novo pensar, diferente e desligado de tudo o que existia na Grécia.
II. A filosofia nascente era como uma tentativa de trazer toda a realidade para uma explicação que se baseava na razão, para que o mundo pudesse ser expresso pelo logos.
III. Os primeiros pensadores, embora tenham começado um novo tipo de reflexão, ainda não eram genuínos filósofos, pois a preocupação que desenvolveram era basicamente com o aspecto físico da realidade.

Quest.: 2
Apenas I e II estão incorretas.
Apenas III está incorreta;
Apenas I e III estão corretas;
Apenas II e III estão corretas;
Apenas II está correta;



3.
A filosofia se revela como um conhecimento sobre a realidade, diverso dos demais tipos. A preocupação da filosofia se volta para os fundamentos da própria realidade, sobre o que ela é e porque é, e não busca saber do funcionamento do real. Com relação ao modo de pensar da filosofia, assinale a única alternativa incorreta.
Quest.: 3
O pensamento filosófico busca ser radical no sentido de ¿ir até as raízes¿, não se satisfazendo com respostas superficiais, mas se aprofundando cada vez mais em problemáticas que se abrem a cada vez para novos problemas.
A filosofia não pode ser considerada uma ciência, pois ela tem objetivos e métodos próprios que dão a ela uma maneira diferenciada de olhar para a realidade.
A filosofia busca falar do mundo de maneira geral, totalizadora, pois ela entende que é necessário compreender o todo já que as partes são estudadas pelas ciências.
Pensar filosoficamente significa tentar olhar além das aparências, intentando saber da verdade; é como querer "sair de uma caverna para olhar as coisas lá fora".
Quem faz filosofia deve aprender a não se espantar diante da realidade, pois o mundo é o que é, pedindo que o ser humano se acostume com ele; é preciso aprender a aceitar as coisas para não se desligar do mundo e ser um alienado.



4.
Os filósofos sofistas constituíam um grupo de pensadores muito criticado por Sócrates. Assinale a alternativa que não poder ser atribuída aos sofistas.
Quest.: 4
Eram relativistas, ou seja, a verdade dependia daquilo que era o objetivo de seus alunos.
Talvez, a maior de suas preocupações era com relação ao pagamento de seus serviços: ensinavam a defender aquilo que os alunos desejassem, sem preocupação com a verdade.
Ensinavam a arte da persuasão para que seus alunos aprendessem a defender as ideias que quisessem, não se importando se era algo verdadeiro ou não.
Eram pensadores de diversas regiões da Grécia; andavam pelas cidades sempre em busca de quem pagasse pelos seus serviços como mestres.
Na época, eram como os professores da atualidade: iam em busca de alunos para que pudessem ensinar filosofia, sempre preocupados com a verdade.



5.
Considere as afirmações, analisando se elas são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Quando surgiu, a filosofia deixou para trás toda a tradição mitológica, fazendo com que esta fosse considerada apenas como folclore.

( ) Os primeiros pensadores, de certo modo, com o pensamento racional, tentavam responder àquilo que a mitologia respondia, a saber, a origem do universo.

( ) A filosofia é a explicação dos mitos, porém de forma mais racional. Pode-se dizer que filosofia e mitologia dizem o mesmo, só que de forma diferente.

( ) As ideias filosóficas, em seu início, têm grande ligação com os mitos, pois a passagem da mitologia para a filosofia se deu de forma gradual.

( ) A mitologia grega pode ser entendida simplesmente como um conjunto de historinhas que foram inventadas para divertir e encantar as crianças - tais histórias eram elemento importante na educação grega.

Quest.: 5
F - V - F - V - F
V - F - V - F - V
V - F - F - V - V
V - V - F - V - F
F - F - V - V - F


kathusa: preciso de respostas?

Respostas

respondido por: johnholopan
13
respostas:
1º) A consciência da própria ignorância, motivação para que se busque sempre mais conhecimento e saber.
2º) II e III
3º)A filosofia não pode ser considerada uma ciencia, pois tem sues proprios metodos
4º)Talvez a maior preocupação era o pagamento de seus serviços
5º)V-V-F-V-F

johnholopan: por nada, se puder marca como melhor
kathusa: ok
Perguntas similares