• Matéria: Pedagogia
  • Autor: thaynarubiadeoliveir
  • Perguntado 7 anos atrás

Juliana é uma professora do segundo ano do ensino fundamental. Formada em Pedagogia, ela tem entre as suas atribuições o planejamento e a realização de atividades de educação física para as crianças de sua turma. Apesar de ter estudado sobre os Fundamentos e Metodologia da Educação Física na faculdade, Juliana tem pouco conhecimento da área e se preocupa com as atividades que desenvolve com as crianças. Ela teme exagerar nas atividades, ou, pelo contrário, ficar somente na brincadeira, sem desenvolver nenhuma habilidade específica. Além disso ela se lembra de ter estudado sobre as síndromes psicomotoras, mas não se lembra direito da matéria. A sua maior preocupação é não adequar as atividades desenvolvidas a cada tipo de criança, especialmente se esta criança apresentar alguma síndrome relacionada ao movimento.

Na sala dos professores, Juliana teve a oportunidade de comentar as suas angústias com o professor de educação física do Ensino Médio, que deu algumas dicas para o trabalho dela. Considerando que você é esse professor que conselho você daria à professora Juliana para a realização das aulas de Educação Física? Justifique, com base em seus conhecimentos científicos sobre o tema.

Respostas

respondido por: Matheusieti
8

Um bom conselho para Juliana seria a busca por uma educação inclusiva para que as atividades psicomotoras possam ser colocadas em prática afim de analisar e buscar estratégia que se adequem ao aluno.

 Atualmente, a prática pedagógica junto a educação física, se mostra como uma ferramenta de bastante importância, pois essa prática, afirma  a aplicação da pedagogia consiste em algo que não pode ser definido, apenas concebido. 

 

O objetivo central dela não é procurar definir mas apresentar os erros presentes na disciplina, mas a partir de apontamentos nos mostrar a concepção de prática pedagógica no âmbito da educação física. 

respondido por: kellymaryreis
14

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Em primeiro lugar, você pode tranquilizar a professora Juliana quanto ao tipo de atividade a ser dada, pois com crianças do 2º ano do Ensino Fundamental ainda é possível fazer brincadeiras e jogos que envolvem a corporeidade e a expressão, sem ter a pretensão de desenvolver aptidões físicas relacionadas à prática de esporte. As crianças devem aprender brincando. Portanto, todas as brincadeiras ou jogos infantis que usem movimentos e resolução de problemas diversos são válidos.

Segundo, explicar que o psiquismo encontra na motricidade as suas condições ideais de expressão, ou seja, é através dos movimentos que a criança revela intenções, sentimentos e até o estado geral da sua saúde. Em todas as realizações mentais subsistem resíduos de estados tônicos e motores, é nisso que se evidencia o estado de atenção, envolvimento e equilíbrio da criança. De acordo com Fonseca (2008, p. 56) "a grande diversidade das atitudes mentais e emocionais só se diferencia e incorporaliza quando se observa uma integridade dos processos tônico-posturais e tônico-emocionais, caso contrário, a inexpressão ou desvio das disposições mentais encontra paralelo em disfunções tônicas, posturais e práxicas, muitas vezes não óbvias, mesmo em termos clínicos, mas relevantes em termos de comportamento humano."

Explicação:

Perguntas similares